Diário de São Paulo
Siga-nos

Enel: energia na Grande SP deve voltar até a noite

Na reunião, definiram-se objetivos para a compensação pela distribuição de energia e elaborou-se um plano de ação para situações extremas no futuro

Enel: energia na Grande SP deve voltar até a noite - Imagem: Reprodução | Estadão Conteúdo
Enel: energia na Grande SP deve voltar até a noite - Imagem: Reprodução | Estadão Conteúdo

Marina Roveda Publicado em 07/11/2023, às 08h53


A concessionária Enel anunciou que pretende restabelecer o fornecimento de energia elétrica em todos os imóveis de sua área de concessão até a noite de terça-feira (7), após a forte chuva que atingiu a Grande São Paulo na tarde de sexta-feira (3). No momento, 315 mil imóveis ainda estão sem energia, três dias após o temporal.

Max Xavier Lins, diretor-presidente da Enel, informou que estão trabalhando continuamente com mil equipes em campo para resolver a situação. Na segunda-feira (6), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) se reuniu com o governador Tarcísio de Freitas e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, para abordar os problemas no fornecimento de energia. Durante a reunião, foram estabelecidas metas para o ressarcimento aos consumidores afetados e um plano de contingência para lidar com eventos extremos no futuro.

O governador pediu agilidade às empresas para atender os clientes afetados e afirmou que os concessionários têm 30 dias para estudar a questão. Tarcísio também mencionou a possibilidade de enviar um projeto de lei para a Assembleia Legislativa de São Paulo para realizar um manejo arbóreo no estado.

O diretor da Aneel, Sandoval de Araujo Feitosa Neto, destacou que o temporal foi um evento atípico e que as concessionárias não estavam preparadas para lidar com essa crise na falta de energia. A Aneel e a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) investigarão o ocorrido e buscarão responsabilidades.

A falta de energia afetou várias escolas e áreas da Grande São Paulo, e moradores relatam prejuízos causados pela interrupção prolongada do fornecimento de energia. O Ministério Público de São Paulo abrirá uma investigação sobre a atuação da Enel em relação à restauração da energia na Região Metropolitana de São Paulo.

Compartilhe  

últimas notícias