Diário de São Paulo
Siga-nos
Tragédia

EDIFÍCIO JOELMA: conheça os mistérios daquele que é considerado um dos locais mais mal assombrados de São Paulo

A tragédia do Edifício Joelma aconteceu há 50 anos

EDIFÍCIO JOELMA: conheça os mistérios daquele que é considerado um dos locais mais mal assombrados de São Paulo - Imagem: reprodução Twitter
EDIFÍCIO JOELMA: conheça os mistérios daquele que é considerado um dos locais mais mal assombrados de São Paulo - Imagem: reprodução Twitter

Manoela Cardozo Publicado em 17/02/2024, às 16h53


Há 50 anos, no dia 01 de fevereiro, ocorreu a tragédia no Edifício Joelma, em São Paulo. Um curto circuito no 12º andar desencadeou um incêndio que se espalhou rapidamente, resultando na morte de 187 pessoas e deixando mais de 300 feridos.

De acordo com informações do Primeira Página, o fogo consumiu 14 pavimentos durante mais de três horas, enquanto dezenas de pessoas tentavam escapar pelas janelas, muitas delas sendo carbonizadas.

Em 1975, a justiça concluiu que o incêndio foi criminoso devido às instalações elétricas precárias, resultando na condenação do engenheiro responsável e outras quatro pessoas por negligência.

A tragédia é lembrada como um dos maiores incêndios da história do país, ainda envolto em mistérios, como a identificação de algumas vítimas.

As Treze Almas

Localizado no centro de São Paulo, o Edifício Joelma é mais que uma história de erros técnicos, é também um local marcado por lendas e arrepios. Uma delas é a das "Treze Almas", que retrata a terrível decisão de 13 pessoas presas em um elevador pendurado, optando por se abraçar antes de morrerem no incêndio.

O Crime do Poço

Além disso, o local é conhecido por outro evento horrível: o crime do poço, em 1948, onde um homem assassinou sua família e se suicidou. Há também relatos de que o local era um antigo pelourinho, cenário de execuções de escravizados e criminosos.

Vale lembrar que após alguns anos, o Edifício Joelma foi renomeado como Edifício Praça da Bandeira, tornando-se famoso pelos relatos de eventos sobrenaturais. Essas histórias inspiraram até um filme, "Joelma, 23º andar", lançado em 1979, baseado em escritos de Chico Xavier.

Compartilhe  

últimas notícias