Diário de São Paulo
Siga-nos
Tempo

Domingo (22) será calor em quase todo o país; confira a previsão

O calor intenso é resultado do fortalecimento de um sistema de alta pressão atmosférica no interior do Brasil

Domingo (22) será calor em quase todo o país; confira a  previsão - Imagem: Reprodução Freepik
Domingo (22) será calor em quase todo o país; confira a previsão - Imagem: Reprodução Freepik

Lillia Soares Publicado em 22/10/2023, às 09h31


Domingo(22) promete altas temperaturas em grande parte das capitais do Brasil, especialmente nas regiões Centro-Oeste e Norte. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Cuiabá (MT) pode atingir 43ºC como temperatura máxima no período da tarde.

Mais um dia quente se aproxima para os residentes de Cuiabá. Na última quinta-feira (19), a cidade já tinha atingido 43,3ºC.

Devido ao calor intenso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de perigo que permanecerá em vigor até o início da noite de segunda-feira (23) na região Centro-Oeste. Segundo informações do portal Folha de São Paulo , existe a possibilidade de os termômetros subirem até 5ºC acima da média nos próximos cinco dias.

Conforme o instituto, existe um perigo para a saúde devido às altas temperaturas em quase todo o estado de Mato Grosso, na parte norte de Mato Grosso do Sul, no sul do Amazonas e em áreas próximas às fronteiras de Mato Grosso com Tocantins e Goiás.

De acordo com o Climatempo,o  calorintenso é resultado do fortalecimento de um sistema de alta pressão atmosférica no interior do Brasil, uma tendência que começou no início desta semana. Essa alta pressão atmosférica inibe a formação de grandes nuvens e a ocorrência de chuvas, proporcionando um aumento no número de horas de forte exposição solar sobre a superfície.

“Além disso, é preciso considerar a época do ano, pois, com o movimento da Terra ao redor do Sol, o Hemisfério Sul já está sendo mais aquecido naturalmente", comenta a meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo.

O forte calor não atingirá Florianópolis e Curitiba, ambas na região Sul, e também São Paulo, no Sudeste.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo, a capital terá um domingo com muitas nuvens, algumas aberturas de sol e temperaturas subindo.

A temperatura mínima esperada na madrugada é de 16°C. Durante a tarde, a máxima deve chegar a 26°C, e não há previsão de chuva.

Compartilhe  

últimas notícias