Diário de São Paulo
Siga-nos
Trem Intercidades

Trem que liga São Paulo a Campinas: quando estará pronto e qual será o custo? Confira!

Consórcio formado por empresa chinesa ganha leilão para construir e operar trem ligando São Paulo e Campinas; viagem terá duração prevista de 1 hora e 4 minutos

Trem intercidades. - Imagem: Divulgação / CPTM
Trem intercidades. - Imagem: Divulgação / CPTM

Marina Milani Publicado em 01/03/2024, às 07h42


O Consórcio C2 Mobilidade sobre Trilhos, composto pelas empresas CRRC, gigante chinesa do setor ferroviário, e pela brasileira Comporte, que administra o metrô de Belo Horizonte, foi declarado vencedor nesta quinta-feira (29) do leilão promovido pelo Governo Federal para construir e operar um trem que ligará as cidades de São Paulo e Campinas, em um trajeto de aproximadamente 101 km.

Em uma disputa na qual o consórcio foi o único participante, sua proposta incluiu um desconto mínimo na contraprestação, evidenciando seu comprometimento com o projeto. O Trem Intercidades (TIC), quando estiver em funcionamento, está previsto para percorrer o trajeto entre São Paulo e Campinas em 1 hora e 4 minutos, atingindo uma velocidade máxima de até 140 km/h. O valor estimado da tarifa para os passageiros será de R$ 64. Todo o empreendimento demandará um investimento total de R$ 14,2 bilhões, e a concessão terá uma duração de 30 anos.

Além do serviço entre São Paulo e Campinas, o consórcio vencedor também ficará responsável pela operação do Trem Intermetropolitano (TIM), que irá atender passageiros em Jundiaí, Louveira, Vinhedo e Valinhos, cidades localizadas no interior de São Paulo. Como parte do projeto, estão previstas obras de melhoria na Linha 7-Rubi, atualmente sob responsabilidade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Segundo o secretário de Parcerias em Investimentos (SPI), Rafael Benini, a expectativa é que o serviço TIM comece a operar até 2029, enquanto o TIC, com apenas uma parada de dois minutos em Jundiaí, deve iniciar suas operações até 2031. A nova concessionária assumirá também a operação da Linha 7-Rubi, que registrou cerca de 99 milhões de passageiros em 2023. 

Compartilhe  

últimas notícias