Diário de São Paulo
Siga-nos

"Cena de filme": Chinês é resgatado após ficar à deriva no mar em Santos

Trabalhadores do Porto de Santos realizam operação de salvamento em condições extremas

Chinês é resgatado após ficar à deriva no mar em Santos - Imagem: Reprodução / X (twitter) | Acervo G1
Chinês é resgatado após ficar à deriva no mar em Santos - Imagem: Reprodução / X (twitter) | Acervo G1

Marina Milani Publicado em 25/03/2024, às 08h32


Um emocionante resgate marítimo ocorreu nas águas do Porto de Santos, litoral de São Paulo, quando trabalhadores da empresa Brasclean avistaram um homem à deriva e agiram rapidamente para salvar sua vida. O protagonista desse ato de heroísmo foi Leonardo Fama, de 32 anos, um operador de resposta em emergência que, juntamente com seu colega, resgatou o homem de 48 anos, cuja nacionalidade foi identificada como chinesa.

O resgate ocorreu no último sábado (23), quando Fama e seu colega estavam em uma embarcação realizando suas atividades de rotina. O chamado para a ação veio de profissionais de outra empresa, que sinalizaram a presença de uma pessoa em perigo no canal. Diante da situação urgente, os dois operadores se dirigiram prontamente para o local indicado.

Ao avistarem o homem à deriva, a cena que se desenrolou diante deles parecia retirada de um filme. O estrangeiro apresentava sinais alarmantes de hipotermia e desorientação, com dificuldades até mesmo para manter-se à tona. Fama descreveu o momento como angustiante, percebendo que o tempo era crucial para salvar a vida da vítima.

Com habilidade e coragem, Fama e seu colega conseguiram trazer o homem para a segurança da embarcação. O estado crítico em que se encontrava exigia cuidados imediatos; portanto, os operadores não hesitaram em agir. Eles cobriram a vítima com roupas e um colete salva-vidas para ajudar a aquecê-lo enquanto se dirigiam à sede da Capitania dos Portos.

O desfecho feliz desse drama marítimo foi possível graças à rápida resposta e à dedicação dos trabalhadores envolvidos no resgate. Apesar das dificuldades de comunicação devido à barreira linguística – o homem não falava nem inglês nem português –, os operadores conseguiram assegurar que ele recebesse os cuidados médicos necessários.

Após ser atendido pela Capitania dos Portos, o estrangeiro foi encaminhado ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para receber tratamento especializado em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Enquanto isso, as autoridades locais iniciaram investigações sobre as circunstâncias que levaram o homem a ficar à deriva no mar.

Compartilhe  

últimas notícias