A gestão do cemitério afirma que patrulhas da Guarda Civil Municipal tentam conter a onda de vandalismo e furtos no local

Redação Publicado em 23/08/2025, às 16h49
O Cemitério da Paulicéia, localizado em São Bernardo do Campo, tem se tornado um local preocupante devido ao aumento de casos de vandalismo e furtos. Os relatos de túmulos sem identificação são cada vez mais frequentes, com peças de bronze e placas sendo subtraídas de jazigos.
Carlos Salmazzi, que visitou o túmulo de sua mãe, Dona Elza, afirma que os atos de depredação começaram em junho deste ano. Hoje, o local que deveria ser um tributo à memória da sua mãe é marcado apenas por uma simples placa de granito, situação que não era a mesma anteriormente.
"Estivemos aqui em junho, durante o falecimento do meu cunhado, e notamos que a depredação já havia começado", relata Carlos. "Retiraram partes dos dizeres e das plaquetas, e em duas semanas, notamos mais danos. Agora, restou apenas a pedra."
Para Ana, esposa de Carlos, o impacto vai além do valor material; trata-se também de um abalo emocional. "Sentimo-nos lesados e tristes com essa situação. Queremos que o nome deles permaneça vivo na memória", expressa Ana.
A corretora de imóveis Ana Rovelo possui um jazigo na mesma área do cemitério e confirma que os rumores sobre furtos no local são antigos, mas ressaltou que a situação se agravou consideravelmente. "Agora estão levando até vasos. Para que eu colocaria algo se também podem levar isso? Cada visita é um novo desapontamento", lamenta.
É perceptível que os túmulos situados próximos à administração do cemitério apresentam melhores condições em comparação aos jazigos mais distantes, que frequentemente estão em estado deplorável.
A gestão do cemitério está sob a responsabilidade da prefeitura de São Bernardo do Campo, enquanto os serviços de zeladoria e manutenção são realizados por uma empresa contratada. Em resposta à crescente preocupação da comunidade, a prefeitura informou que a Guarda Civil Municipal realiza patrulhas constantes no local ao longo do dia, destacando que há monitoramento contínuo e intervenções rápidas por meio de motos quando necessário. A prefeitura também afirma que reforços policiais são acionados durante períodos críticos em casos de furto.
Leia também

Sacani rebate Igor 3K, diz que versão sobre o Flow "não procede" e cobra leitura de mensagens

Igor 3K rebate Monark e Sérgio Sacani, nega calote e revela bastidores com o Flow

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

O fim da Ordem Mundial: 2026 e o retorno do "cada um por si"

CBF protesta contra arbitragem e pede à Fifa afastamento de árbitro após gol anulado de Vini Jr.

Fux vota e STF forma maioria para liberar pagamento de parte dos penduricalhos para juízes e MP

Após eliminação do Uruguai na Copa do Mundo, técnico se irrita e perde a linha com repórter

Virginia reage à fala de Zé Felipe sobre ela: "Menino"

Justiça não consegue localizar Gkay em ação de cobrança de R$ 1,8 milhão movida pelo BB

Estado de saúde de Parreira piora e ex técnico volta a respirar com ajuda de aparelhos