Diário de São Paulo
Siga-nos
Operação Delegada

Bombeiros já estão autorizados a fazerem 'bico oficial': veja como vai funcionar

Agentes podem trabalhar nos dias de folga usando uniforme, veículos e equipamentos de rotina

Bombeiros. - Imagem: Divulgação
Bombeiros. - Imagem: Divulgação

por Marina Milani

Publicado em 03/04/2024, às 07h58


A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta terça-feira (2) o lançamento da Operação Delegada para bombeiros na capital, permitindo que eles realizem atividades de corte e poda de árvores nos dias em que estiverem de folga. Essa inclusão dos bombeiros na operação foi aprovada por meio de uma nova lei municipal sancionada em 19 de dezembro.

Anteriormente, somente agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e das polícias Civil e Militar tinham autorização para participar da Operação Delegada, realizando atividades remuneradas em seus dias de descanso.

O decreto que regulamenta a participação dos bombeiros na Operação Delegada também prevê um reajuste no valor repassado pela prefeitura para custear essas atividades, além de autorizar a realização de trabalhos noturnos, com pagamento de adicional.

A iniciativa surge após um temporal que causou apagões e a queda de centenas de árvores na capital paulista. Na ocasião, a prefeitura destacou que os bombeiros seriam mobilizados para atuar em podas de árvores em situações emergenciais.

No total, 100 membros do Corpo de Bombeiros se inscreveram para participar da Operação Delegada, sendo que seis deles serão designados para os serviços de corte e poda de árvores. Os demais, cerca de 94 bombeiros, reforçarão as equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), visando reduzir o tempo de resposta às ocorrências de menor gravidade.

O prefeito Ricardo Nunes explicou que o reforço discreto no serviço de poda de árvores se deve à infraestrutura existente para realizar esse trabalho. Ele ressaltou que novos caminhões de bombeiros foram encomendados, o que possibilitará aumentar a quantidade de bombeiros envolvidos nas atividades de corte e poda à medida que os veículos forem entregues.

"Em relação aos seis bombeiros para o corte de árvore, nós fizemos a entrega desses dois caminhões [de bombeiros] e agora a gente encomendou mais seis caminhões. Então, quando forem chegando os caminhões, aí a gente vai aumentar a quantidade de bombeiros pra gente fazer as atividades", finalizou.

Compartilhe  

últimas notícias