Diário de São Paulo
Siga-nos

Bebê morto na van escolar: Justiça tem seu veredito sobre o caso

O motorista e o auxiliar foram detidos, mas receberam liberdade provisória por decisão judicial

Bebê morto na van escolar: Justiça tem seu veredito sobre o caso - Imagem: Reprodução | TV Globo
Bebê morto na van escolar: Justiça tem seu veredito sobre o caso - Imagem: Reprodução | TV Globo

Marina Roveda Publicado em 29/11/2023, às 08h02


A Justiça reexaminou as medidas impostas à soltura do motorista de uma van escolar e do auxiliar, envolvidos na tragédia da morte de Apollo Gabriel Rodrigues, de 2 anos, esquecido dentro do veículo. Na terça-feira (28), a juíza revogou o recolhimento domiciliar no período noturno e nos dias de folga, assim como a suspensão da habilitação para dirigir.

Entretanto, manteve a "suspensão do exercício da atividade profissional de transporte escolar de crianças e adolescentes". A investigação da Polícia Civil sobre o caso foi encaminhada ao Ministério Público, que ainda se manifestará.

O menino foi enterrado em 16 de novembro, e a auxiliar e o motorista da van, um casal, enfrentam a dor da perda e as consequências legais. O controle de presença, conforme depoimento da diretora da CEI Caminhar, não é realizado no veículo, mas nas salas de aula.

Em entrevista à TV Globo, a mãe de Apollo lembrou que o filho chorou antes de entrar na van naquela manhã. "Independente se ela [auxiliar] colocou atrás, na frente ou no meio da van, isso para mim é irresponsabilidade, porque quem trabalha com criança tem que ter muita atenção", destacou.

A avó do menino lamentou a morte do neto e também citou a "irresponsabilidade do casal". "Eles não tiveram culpa, mas foi irresponsabilidade. Minha filha quer Justiça. Quem cuida de criança tem que ter o máximo de responsabilidade", enfatizou a avó Luzinete Rodrigues dos Santos.

O advogado responsável pela defesa do casal afirmou que eles estão "arrasados com a tragédia". A reavaliação judicial busca encontrar um equilíbrio entre a responsabilização pelo ocorrido e a compreensão da dor enfrentada pelos envolvidos na fatalidade.

Compartilhe  

últimas notícias