Diário de São Paulo
Siga-nos
Chocante

'Barba': conheça o homem que vive encarcerado por vontade própria em SP

Ele vive há 10 anos na mesma situação em Embu das Artes (SP)

''Barba'' é um homem vive em Embu das Artes (SP) dentro de uma casa cheia de grades. - Imagem: reprodução I Record TV
''Barba'' é um homem vive em Embu das Artes (SP) dentro de uma casa cheia de grades. - Imagem: reprodução I Record TV

Juliane Moreti Publicado em 26/04/2023, às 19h08


Conhecido como 'Barba', um homem vive em Embu das Artes, São Paulo, dentro de uma casa cheia de grades. Há 10 anos, por vontade própria, não sai da residência, não recebe visitas e está ''vivendo mal'', conforme classificou a sua mãe.

A equipe da Record TV foi até a casa do homem, mostrando que o lugar é como uma jaula, possui poucas entradas para a luz do dia e está envolta de plantas, ou seja, condições degradantes. 'Barba' atendeu ao pedido para uma conversa.

''Eu estou em um estado de total vulnerabilidade econômica, financeira, física e psíquica'', admitiu o homem em um desabafo. Ao ser questionado sobre sua família, ele revelou que não fala com a mãe, Leila, há anos.

Sendo assim, ele comentou que guarda profundas mágoas da mãe por questões passadas e que, nas ligações, só se decepiona. Por isso, sem ninguém para conversar, fica falando ''à toa, sozinho'', dentro de casa.

A genitora de 79 anos, mora em uma cidade afastada da capital paulista e disse que desde criança, 'Barba' deu pistas problemáticas. ''Ele começou a dar sinais que tinha problemas aos 10 anos de idade. Eu sabia que (ele) vivia mal, mas uma coisa é você saber e outra é ver'', comentou. 

Leila acrescenta que não abandonou o filho e lamenta o estado que ele se encontra atualmente. Os dois conversaram brevemente pelo telefone e decepções passadas foram trazidas à tona durante a ligação.

Apesar de tudo, a mãe exalta o bom coração de 'Barba'. Segundo ela, sofreu o pesadelo de espancado e ''esse é um dos motivos de que (ele) tenha medo de enfrentar o mundo'', ainda de acordo com o portal. 

Durante o bate-papo, o homem pediu que a equipe de reportagem trouxesse alimentos (legumes, cozidos enlatados e macarrão instântaneo), além de alguém para consertar o encanamento que estava causando infiltração na moradia. 

Outro caso: Lucas, menino da jaula 

O caso de 'Barba' não é o único em São Paulo sobre pessoas que estão em situações degradantes por escolha própria. Recentemente, viralizou o ''menino da jaula'', um jovem que também optou por viver sozinho.

Há 3 anos, Lucas, em Assis (SP), ganhou uma aparência que revela a falta de cabelos, manchas na pele, unhas gigantes e roupas sujas por causa do ambiente em que passa todos os dias.

Apesar de ser apresentado o lugar em que ele seria tratado ''fisicamente, espiritualmente, e mentalmente'' e, até seus cabelos cresceriam e sua pele melhoraria, Lucas foi resistente em querer continuar na mesma situação nada saudável e sem querer qualquer ajuda.

Compartilhe  

últimas notícias