Diário de São Paulo
Siga-nos
Grave!

''Menino da jaula'': conheça o jovem que vive em condições degradantes por escolha própria

Recentemente, vídeos da casa de Lucas viralizaram nas redes sociais

''Menino da jaula'': conheça o jovem que vive em condições degradantes por escolha própria - Imagem: reprodução I TikTok @stellacury3
''Menino da jaula'': conheça o jovem que vive em condições degradantes por escolha própria - Imagem: reprodução I TikTok @stellacury3

Juliane Moreti Publicado em 13/04/2023, às 18h52


Lucas ficou popularmente apelidado como ''menino da jaula'', por estar há 3 anos vivendo em condições insalubres por opção própria em Assis, no interior de São Paulo. Os vídeos que mostram a parte interna e ao redor de sua casa viralizaram no TikTok.

Sua aparência revela a falta de cabelos, manchas na pele, unhas gigantes e roupas sujas. Além disso, o ambiente em que vive tornou-se imundo pela falta de cuidados. Mas, o jovem está parcialmente consciente e entende o que é questionado, por exemplo. Atualmente, vive da ajuda de outros moradores enquanto está trancado por correntes e grades.

Ao descobrir a história, alguns especialistas estão tentando prestar auxílio. A equipe da TV Record, por exemplo, esteve no local com um diretor de uma clínica psiquiátrica. Entretanto, o rapaz diz que não tem intenção de sair de casa. 

Apesar de ser apresentado o lugar em que ele seria tratado ''fisicamente, espiritualmente, e mentalmente'' e, até seus cabelos cresceriam e sua pele melhoraria, Lucas foi resistente em querer continuar na mesma situação nada saudável. 

O profissional analisou que as condições nutricionais de Lucas estão bem ruins, além de acreditar que é um ''surto psicótico''. O aprisionado afirma que ''quer ficar quietinho'' no mesmo lugar. Distante da família ou de outros conhecidos, possui pouco contato humano, somente com vizinhos.

Ao longo de uma conversa, Lucas aceitou passar por um breve atendimento médico, mas ressaltou que voltará para sua casa. Ele recebeu e está tomando remédios após ir até a Unidade de Saúde. Enquanto isso, moradores fizeram uma limpeza geral no lugar como uma forma de socorro.

Um laudo de caráter urgente foi realizado por um profissional e será entregue para a Justiça, que decidirá se o jovem será mesmo internado. Isso porque o documento apontou que ele sofre de transtornos psicóticos agudos e transitórios, além de correr risco de morte. 

Depois da repercussão do caso, Lucas pôde rever sua família e uma mobilização está sendo realizada para tentar resgatar a vida do jovem. Ainda assim, a ação está acontecendo de forma lenta e levando em consideração a vontade do homem. 

@stellacury3

♬ A melancholy violin and piano. Lonely, sad(942064) - SONIC MUSIC
Compartilhe  

últimas notícias