Diário de São Paulo
Siga-nos
INCÊNDIOS

Após dias de calor extremo, incêndios se espalham por 19 cidades paulistas

Defesa Civil registra aumento de focos de incêndio após temperaturas recordes

Defesa Civil mantém monitoramento intenso após alta nas queimadas - Imagem: Reprodução / Marcelo Camargo / Agência Brasil
Defesa Civil mantém monitoramento intenso após alta nas queimadas - Imagem: Reprodução / Marcelo Camargo / Agência Brasil

Sabrina Oliveira Publicado em 03/10/2024, às 09h04


Após dias de calor intenso, o estado de São Paulo viu o número de incêndios disparar, com 16 focos ativos registrados em 19 cidades até a manhã desta quinta-feira (3). A informação foi confirmada pela Defesa Civil, que monitora o avanço das queimadas em meio a temperaturas recordes que chegaram a 36,7°C na capital nesta quarta-feira (2), igualando a maior temperatura do ano.

O calor extremo contribuiu diretamente para o aumento dos incêndios, que começaram com cinco focos registrados na manhã de quarta-feira (2) e saltaram para 15 até o fim do dia. Com a nova atualização nesta quinta, o número chegou a 16 focos, afetando cidades como Amparo, Bebedouro, Botucatu, Guararapes e São José dos Campos.

Apesar do aumento no número de incêndios, a Defesa Civil aponta que a situação pode melhorar nos próximos dias devido à chegada de uma frente fria, que promete trazer temperaturas mais amenas e maior nebulosidade. A previsão também indica chuvas em várias regiões do estado, o que deve elevar os níveis de umidade e reduzir o risco de novas queimadas.

A previsão para esta quinta-feira sugere temperaturas mais baixas na capital paulista, variando entre 16°C e 21°C, contrastando com o calor registrado nos últimos dias. No entanto, cidades como Cardoso, no interior do estado, ainda devem enfrentar máximas que podem chegar a 39°C, mantendo o risco de incêndios elevado em algumas áreas.

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o número de focos de incêndio no estado de São Paulo entre terça-feira (1) e quarta-feira (2) foi de 236, um salto considerável em comparação aos registros do ano passado. Em setembro de 2024, São Paulo alcançou um recorde histórico de 2.522 focos de incêndio, número muito superior ao de 2020, que somou 2.254 focos no mesmo período.

O Mapa de Risco de Incêndio da Defesa Civil segue em alerta máximo, com 48 municípios ainda sob risco de queimadas.

Compartilhe