São 400 quilômetros de extensão, quase quatro vezes a extensão do metrô de SP
Marina Roveda Publicado em 01/11/2023, às 08h46
A rede de túneis do grupo Hamas na Faixa de Gaza se tornou um assunto de destaque ao redor do mundo devido à sua impressionante dimensão e profundidade. Com centenas de quilômetros de extensão e alguns alcançando profundidades de até 80 metros, essas passagens subterrâneas foram comparadas por uma refém libertada como uma "teia de aranha".
Em uma entrevista coletiva realizada na última segunda-feira (30), o major-general Mohammad Hossein Baqeri, chefe do Estado-Maior das Forças Armadas do Irã, discutiu a suposta extensão da rede subterrânea na cidade. Segundo Baqeri, na seção norte de Gaza, os combatentes palestinos relataram a construção de mais de 400 quilômetros de túneis, alguns dos quais são suficientemente largos para permitir a passagem de carros e motos.
Essa estimativa sugere que a rede de túneis do Hamas, apenas na região norte de Gaza, é aproximadamente quatro vezes mais longa que a rede metroviária da cidade de São Paulo, que possui 104,4 quilômetros de extensão.
Além disso, foi calculado que levaria cerca de três dias e meio para percorrer todos os túneis na região norte de Gaza, sem fazer pausas, considerando uma velocidade média de caminhada de 5 km/h. No entanto, é importante ressaltar que essa é uma estimativa teórica, uma vez que as passagens não são lineares, muitas vezes possuindo ramificações e obstáculos, como túneis sobrepostos e passagens sem saída. Na prática, percorrer o labirinto subterrâneo do Hamas provavelmente levaria pelo menos o dobro do tempo.
De acordo com fontes citadas em entrevista à agência Reuters, esses túneis desempenham diversas funções, incluindo contrabando de mercadorias, armazenamento de suprimentos e facilitação de operações militares.
A rede de túneis do Hamas na Faixa de Gaza continua a intrigar o mundo devido à sua complexidade e ao seu papel central nas atividades do grupo na região. A extensão e profundidade desses túneis desafiam qualquer tentativa de mapeamento preciso, tornando-os um elemento chave na geopolítica do Oriente Médio.
Leia também
ONLYFANS - 7 famosas que entraram na rede de conteúdo adulto para ganhar dinheiro!
João Guilherme não aguenta mais e abre o jogo sobre sua sexualidade
Advogado contesta decisão judicial no caso envolvendo a separação de Ana Hickmann
OnlyFans: musa da plataforma 18+ conta consequências de nudes vazados
TSE já está com processos que podem deixar prefeito de S.Caetano inelegível
Astrid Fontenelle e Larissa Luz se despedem do Saia Justa
Iara Kílaris e Aquilles Kiílaris realizam festão da firma em Limeira, no interior paulista
Confira quais são os vídeos mais assistidos do Youtube de 2023 no Brasil
Estudo mostra que cidades brasileiras podem ser "engolidas" pelo mar; entenda
Mel Fronckowiak fala sobre a turnê de volta de Rebeldes Brasil