Diário de São Paulo
Siga-nos

Tremores atingem cidade na República Democrática do Congo

Ondas de tremores de terra abalaram a cidade de Goma nesta segunda-feira (24), na República Democrática do Congo, assustando moradores que ainda se recuperam

Tremores atingem cidade na República Democrática do Congo
Tremores atingem cidade na República Democrática do Congo

Redação Publicado em 24/05/2021, às 00h00 - Atualizado às 12h42


Ondas de tremores de terra abalaram a cidade de Goma nesta segunda-feira (24), na República Democrática do Congo, assustando moradores que ainda se recuperam da erupção de um vulcão que devastou vilarejos próximos, deslocou milhares de pessoas e deixou ao menos 15 mortos.

Um dos vulcões mais ativos e perigosos do mundo entrou em erupção na noite de sábado no monte Nyiragongo, na fronteira com Ruanda, fazendo com que uma parede de lava fumegante descesse em direção à cidade de Goma, que tem dois milhões de habitantes.

A lava parou a centenas de metros antes dos limites de Goma, mas destruiu 17 aldeias no caminho, bloqueou uma importante estrada que leva à cidade e cortou a principal fonte de energia local. Muitas pessoas fugiram para Ruanda.

As lojas chegaram a reabrir nesta segunda, mas muitas voltaram a fechar à medida que os tremores aumentaram e os moradores passaram a temer que isso pudesse desencadear outra erupção. Repórteres da agência de notícias Reuters dizem que os tremores ocorrem a cada 30 minutos.

Especialistas em erupções vulcânicas disseram à Reuters que os tremores foram causados ​​pelo realinhamento das placas tectônicas e que o risco de uma segunda erupção é pequeno.

.

.

.

.

G1

Compartilhe