Diário de São Paulo
Siga-nos
Fenômeno

Terremoto de magnitude 6,1 atinge centro da Colômbia e sua capital

Vídeos do momento foram parar nas redes sociais nesta quinta-feira (17)

Um terremoto de magnitude 6,1 atingiu o centro da Colômbia e Bogotá. - Imagem: reprodução I Youtube Canal UOL
Um terremoto de magnitude 6,1 atingiu o centro da Colômbia e Bogotá. - Imagem: reprodução I Youtube Canal UOL

Juliane Moreti Publicado em 17/08/2023, às 18h03


Nesta quinta-feira (17), um terremoto de magnitude 6,1 atingiu o centro da Colômbia e a sua capital, Bogotá, gerando momentos de aflição entre os moradores do país, que registraram os tremores pelo celular. 

De acordo com informações do portal UOL, o tremor foi sentido primeiro (teve epicentro) no município El Calvario e ocorreu às 12h04 (14h04 de Brasília), a uma ''profundidade superficial inferior a 30 km'', como disse o Serviço Geológico Colombiano.

As pessoas saíram na ruas em pânico quando perceberam do fenômeno, mas a entidade confirmou que poucos danos foram causados e ainda registrados nesse contexto.

''Forte tremor em Bogotá (...) Por favor, tomemos todas as medidas de precaução diante de possíveis réplicas. Calma, serenidade e precaução'', declarou Claudia López, prefeita da capital, no X (antigo Twitter).

''O único incidente grave relatado foi o arremesso de uma mulher do décimo andar de um prédio residencial (...) aparentemente devido a um distúrbio nervoso'', acrescentou, conforme informações do portal O Globo. 

Nas redes sociais, outros moradores relataram que foi possível sentir a força dos moviemntos em Villavicencio, Bucaramanga, Tunja, Ibagué e outras cidades próximas ao epicentro. 

Dez minutos após o primeiro tremor, o centro geológico apontou também uma outra movimentação com epicentro na cidade de Villavencio, desta vez com magnitude 5,6, enquanto várias pessoas já saíam de suas residências. 

Nesse caso, foram percebidos ''danos em janelas'' de residências e estabelecimentos, além da ocorrências de deslizamentos, enquanto outros demais prejuízos estão sendo procurados e analisados. 

Compartilhe  

últimas notícias