Diário de São Paulo
Siga-nos
Aquecimento Global

Terra registra o dia mais quente da história

A temperatura superou o recorde anterior, que era de agosto de 2016

A temperatura superou o recorde anterior, que era de agosto de 2016 - Imagem: reprodução Freepik
A temperatura superou o recorde anterior, que era de agosto de 2016 - Imagem: reprodução Freepik

Vitória Tedeschi Publicado em 04/07/2023, às 18h12


A última segunda-feira, 3 de julho, entrou para a história do planeta e o motivo não foi bom. Esse foi o dia mais quente já registrado na Terra, ultrapassando recorde de agosto de 2016, quando foram registrados 16,92°C.

Na data, a temperatura média global atingiu a marca de 17,01°C, segundo informações do Centro Nacional de Previsão Ambiental dos Estados Unidos, ligado à Administração Oceânica e Atmosférica (Noaa, na sigla em inglês).

O marco acontece poucas semanas depois do início do verão no hemisfério Norte e da chegada do El Niño, fenômeno caracterizado pelo aumento da temperatura no oceano Pacífico, perto da linha do Equador.

As regiões sul dos Estados Unidos têm sofrido com uma intensa onda de calor nas últimas semanas. Na China, uma onda persistente continua a afetar o país, com temperaturas acima dos 35°C. Já no norte da África, as temperaturas têm chegado próximo dos 50°C.

O que é a temperatura média global?

De acordo com o Um Só Planeta, do jornal O Globo, a temperatura média global é um dos indicadores mais observados pelos cientistas para analisar a o aquecimento global. A medição é usada para rastrear mudanças no quanto de luz solar o planeta absorve e quanto irradia para o espaço como calor ao longo do tempo.

Em termos práticos, o aumento da temperatura por um período de tempo estatisticamente relevante contribui para a intensificação das mudanças climáticas. Dessa forma, o indicador é uma referência para os cientistas na avaliação dos riscos sociais, econômicos e ambientais de um mundo mais quente.

O que é aquecimento global?

Segundo a WWF (World Wildlife Fund) aquecimento global é o aumento da temperatura média dos oceanos e da camada de ar próxima à superfície da Terra que pode ser consequência de causas naturais e atividades humanas. Isto se deve principalmente ao aumento das emissões de gases na atmosfera que causam o efeito estufa, principalmente o dióxido de carbono (CO2).

Compartilhe  

últimas notícias