Os astronautas Suni Williams e Butch Wilmore têm retorno previsto apenas para fevereiro de 2025

Manoela Cardozo Publicado em 19/09/2024, às 11h23
Os astronautas Suni Williams e Butch Wilmore, atualmente na Estação Espacial Internacional (ISS), terão a oportunidade de participar das eleições presidenciais dos Estados Unidos em novembro, mesmo estando a centenas de quilômetros da Terra.
Conforme O Hoje, com retorno previsto para fevereiro de 2025, três meses após as eleições, eles ainda poderão exercer seu direito de voto, conforme uma legislação de 1997 que permite a astronautas americanos votarem do espaço.
O processo foi viabilizado pela lei aprovada pela Legislatura do Texas, e o astronauta David Wolf foi o primeiro a votar do espaço. A votação é realizada via o sistema de Comunicações e Navegação Espacial (SCaN) da NASA.
O voto é transmitido por satélite até uma antena no Complexo White Sands, no Novo México, de onde é encaminhado ao Centro de Controle de Missão no Johnson Space Center, em Houston. Após isso, o voto chega ao escrivão do condado responsável, mantendo o sigilo do eleitor.
Leia também

Dom Rafael perde direitos dinásticos após anunciar casamento

Loja de fotografia é destruída por incêndio em Campinas; câmeras registram ação de suspeito

Motorista de Porsche morre após colisão contra mureta na Rodovia dos Imigrantes

A Fazenda 18 já tem data de estreia; saiba qual

Quase 900 cobras escapam de criadouro durante enchentes no sul da China

Polícia investiga festa com fuzis em Vigário Geral e suspeita de presença de Peixão

Apenas 5% das ações contra políticos no STF terminam em condenação

CPTM amplia pagamento de bilhetes via Pix para todas as estações do sistema

Josh Grisetti, estrela de musicais da Broadway, morre aos 44 anos

Moraes suspende visitas de Flávio Bolsonaro ao pai por 90 dias e investiga possível propaganda eleitoral antecipada