Houve disparos de armas, bloqueios de vias e pneus em chamas

Agência Brasil Publicado em 14/09/2022, às 13h23
Moradores da capital do Haiti, Porto Príncipe, se abrigaram em casa nessa terça-feira (13), enquanto disparos de armas, bloqueios de vias e pneus em chamas tomaram as ruas da cidade, e manifestantes atiraram pedras em resposta enfurecida aos novos aumentos dos preços dos combustíveis e à criminalidade.

As últimas manifestações ocorrem após a inflação no país atingir seu nível mais alto em uma década, a violência crônica de gangues deixar grande parte do território fora do controle do governo e os surtos de batalhas sangrentas entre gangues rivais deixarem centenas de mortos e milhares de deslocados.
O início do ano letivo foi adiado em um mês, até outubro, enquanto os pais lutam para sobreviver, e a vida diária de inúmeros haitianos é marcada por uma busca aparentemente interminável por combustível. Enquanto isso, os custos de deslocamento aumentaram, assim como os preços de muitos alimentos básicos.
Os haitianos estão agora se preparando para aumentos nos preços dos combustíveis, após um discurso no domingo (11) do primeiro-ministro Ariel Henry, em meio à crescente escassez de gasolina e diesel que pode forçar o fechamento de algumas empresas.
Vídeos que circulam nas redes sociais ressaltam a situação. Um deles mostra um homem tentando andar de moto por uma rua bloqueada, enquanto outro o acerta com pedras até ele tombar. O homem se levanta mancando e encara seu agressor, quando o vídeo é interrompido.
Outro vídeo mostra dezenas de haitianos se espalhando pela rua após o som de tiros, depois muda para cenas de pessoas sendo atendidas depois de aparentemente sofrerem ferimentos a bala.
Leia também

Dom Rafael perde direitos dinásticos após anunciar casamento

Loja de fotografia é destruída por incêndio em Campinas; câmeras registram ação de suspeito

Motorista de Porsche morre após colisão contra mureta na Rodovia dos Imigrantes

A Fazenda 18 já tem data de estreia; saiba qual

Quase 900 cobras escapam de criadouro durante enchentes no sul da China

Polícia investiga festa com fuzis em Vigário Geral e suspeita de presença de Peixão

Apenas 5% das ações contra políticos no STF terminam em condenação

CPTM amplia pagamento de bilhetes via Pix para todas as estações do sistema

Josh Grisetti, estrela de musicais da Broadway, morre aos 44 anos

Moraes suspende visitas de Flávio Bolsonaro ao pai por 90 dias e investiga possível propaganda eleitoral antecipada