O risco de disseminação da nova variante ainda é baixo baixo

Gabriela Thier Publicado em 18/11/2024, às 16h52
O Departamento de Saúde Pública da Califórnia anunciou a detecção do primeiro caso nos Estados Unidos da nova variante do vírus mpox, conforme comunicado divulgado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). A infecção está associada ao recente surto observado nas regiões central e oriental da África.
O caso foi registrado em um viajante que havia retornado recentemente da África Oriental. Após apresentar sintomas, o indivíduo procurou atendimento médico em uma clínica local e, posteriormente, foi liberado para isolamento domiciliar. O paciente não requer tratamento específico para mpox e seu estado geral está progredindo positivamente.
"Com base no histórico de viagens e nos sintomas, as amostras do paciente foram testadas e confirmadas quanto à presença da nova variante da mpox. As amostras estão sendo enviadas ao CDC para caracterização viral adicional", afirmou o CDC. As amostras serão enviadas para análises virais mais detalhadas. O CDC, em conjunto com as autoridades de saúde da Califórnia, está implementando medidas para identificar e monitorar possíveis contatos do paciente.
Apesar da confirmação deste caso inicial, as autoridades enfatizam que o risco de disseminação da nova variante para a população geral nos Estados Unidos permanece baixo. Além disso, continua a haver relatos esporádicos de outra variante mais comum do mpox no país.
Leia também

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Anac autoriza duas novas companhias aéreas internacionais a operar no Brasil

Investigado por suposta falsificação de peças de luxo já foi denunciado pelo GAECO em caso de roubo de cargas

Incêndio destrói galpão de distribuidora de autopeças na Lapa, em São Paulo

Apoiadora de Bolsonaro realiza vigília em condomínio mesmo após restrição imposta por Moraes

Exame do IML não detecta lesões em menina de 4 anos; polícia segue com investigação em caso de clube social

Caiado promete pacote de reformas no primeiro dia de governo e inclui mudanças no STF

Thiago Brennand vai se casar com advogada que atua em sua defesa criminal

Justiça bloqueia veículos de empresa de Ana Hickmann em ação por cheques sem fundo

PF investiga suposta fraude financeira no Banco Digimais, ligado a Edir Macedo