Diário de São Paulo
Siga-nos
Estação Espacial

PRESOS NO ESPAÇO: dupla de astronautas da NASA não tem previsão de retorno

A data de volta para a Terra já foi adiada três vezes

A data de volta para a Terra já foi adiada três vezes - Imagem: Divulgação / International Space Station Gallery / NASA
A data de volta para a Terra já foi adiada três vezes - Imagem: Divulgação / International Space Station Gallery / NASA

Gabriela Thier Publicado em 10/07/2024, às 18h38


Dois astronautas da NASA (Agência Espacial Norte Americana), Butch Wilmore e Suni Williams, estão no espaço sem previsão de volta para a Terra após a data de retorno, que inicialmente era o dia 12, ter sido alterada três vezes.

Butch e Suni partiram para Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês) no dia 5 de julho, no voo tripulado de estreia da cápsula Starliner, produzida pela empresa de aeronaves Boeing, que acabou apresentando vazamentos de Hélio e falha nos propulsores.

Astronautas, Suni e Butchem uma colativa de imprensa
Astronautas Suni e Butch - Imagem: Reprodução / X / @luigibignami

Apesar de tudo, a dupla de astronautas afirmou em uma coletiva transmitida da estação espacial, que está confiante do seu retorno: "Estamos completamente confiantes de que os testes que estamos realizando são os necessários para obtermos as respostas corretas e os dados de que precisamos para retornar", afirmou Butch.

"Passamos por muitas simulações e acho que, no ponto em que estamos agora, sinto confiança de que, se fosse necessário, se houvesse algum problema com a ISS, poderíamos entrar na nossa espaçonave, desacoplar, conversar com nossa equipe e encontrar a melhor forma de voltar para casa", completou Suni.

Compartilhe  

últimas notícias