Diário de São Paulo
Siga-nos
Dia-a-Dia

Praias dos EUA são fechadas após descoberta de agulhas e absorventes usados na areia

Uma área de 80 km de litoral foi contaminada; até o momento não há previsão para a reabertura das praias

Praias dos EUA são fechadas após descoberta de agulhas e absorventes usados na areia - Imagem: Reprodução/Freepik
Praias dos EUA são fechadas após descoberta de agulhas e absorventes usados na areia - Imagem: Reprodução/Freepik

Gabrielly Bento Publicado em 17/09/2024, às 11h00


Três estados americanos, Maryland, Virgínia e Delaware, tomaram a medida drástica de fechar suas praias após a descoberta de um número significativo de agulhas hipodérmicas, outros resíduos médicos e produtos de higiene feminina usados. A decisão foi tomada no último domingo (15) como medida de precaução para garantir a segurança dos banhistas.

Equipes de limpeza e vigilância identificaram cerca de 50 agulhas, além de aplicadores de absorventes, tampas de agulhas e outros materiais contaminados, espalhados pelas areias das praias. Uma área de 80 km de litoral foi contaminada, abrangendo desde Fenwick Island, em Delaware, até Chincoteague Island, na Virgínia.

Entre as praias fechadas está Assateague Island, que se estende por 60 km ao longo das margens de Maryland e Virgínia, conforme noticiado pelo jornal O Globo.

O Serviço Nacional de Parques, responsável por Assateague Island National Seashore, declarou que não faz ideia da origem do material encontrado e não especula sobre sua procedência.

Por fim, as autoridades informaram que os detritos começaram a aparecer na costa no domingo de manhã, e até o momento não há previsão para a reabertura das praias.

Compartilhe