Diário de São Paulo
Siga-nos
Rio de Janeiro

Filhote de baleia de 7 metros aparece morto em praia carioca e intriga especialistas

Filhote de baleia foi encontrado sem vida na manhã desta quinta-feira na Praia do Recreio

Filhote de baleia sendo resgatado - Imagem: Divulgação / Comlurb
Filhote de baleia sendo resgatado - Imagem: Divulgação / Comlurb

Sabrina Oliveira Publicado em 09/08/2024, às 13h26


Na manhã desta quinta-feira (8), banhistas da Praia do Recreio, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, foram surpreendidos com a presença de um filhote de baleia-jubarte morto na altura do Posto 9. Com mais de 7 metros de comprimento e pesando cerca de 15 toneladas, o animal despertou a atenção de curiosos e rapidamente mobilizou uma operação envolvendo diversas equipes para a sua remoção.

A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) foi acionada e liderou os trabalhos de remoção do enorme mamífero marinho. Para concluir o serviço, que se estendeu até as 17h30 do mesmo dia, foram necessários equipamentos pesados, incluindo uma pá carregadeira, três tratores de praia, um trator esteira, além de um guindaste e uma escavadeira hidráulica cedidos pela Fundação Rio Águas.

Além da Comlurb, especialistas do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Maqua/UERJ) e do Projeto de Monitoramento de Praias do Governo Federal (PMP) também estiveram no local. Essas equipes recolheram amostras do filhote para análise, na tentativa de identificar a causa da morte do animal.

Após ser cuidadosamente removido da areia, o corpo da baleia foi encaminhado ao Centro de Tratamento de Resíduos (CTR-Rio), em Seropédica, na Baixada Fluminense, onde será realizado o descarte adequado. 

Compartilhe