Diário de São Paulo
Siga-nos
TAILÂNDIA

Parlamento tailandês aprova casamento entre pessoas do mesmo sexo

O projeto passará pelo Senado e, logo após, pela assinatura do Rei

O projeto passará pelo Senado e, logo após, pela assinatura do Rei - Imagem: Reprodução/Freepik
O projeto passará pelo Senado e, logo após, pela assinatura do Rei - Imagem: Reprodução/Freepik

Ana Rodrigues Publicado em 27/03/2024, às 10h23


Nesta quarta-feira (27), o parlamento da Tailândia aprovou por ampla maioria um projeto de lei de igualdade de casamento, sendo um passo histórico que move um dos país mais liberais da Ásia, mais perto de se tornar o terceiro do continente a legalizar as uniões entre pessoas do mesmo sexo.

De acordo com a CNN, o projeto teve apoio de todos os principais partidos da Tailândia e foi mais de uma década em desenvolvimento. Ainda precisa da aprovação do Senado e aprovação do Rei antes de se tornar lei para entrar em vigor 120 dias depois.

A legislação foi aprovada por 400 dos 415 parlamentares presentes, com apenas 10 votando contra. Com essa decisão, a Tailândia pode se juntar a Taiwan e ao Nepal, em permitir uniões entre pessoas do mesmo sexo.

Fizemos isso para todos os tailandeses para reduzir a disparidade na sociedade e começar a criar igualdade”, alegou Danuphorn Punnakanta, presidente do comitê parlamentar sobre o projeto de lei, aos parlamentares antes da leitura.

E, ainda completou dizendo:

Eu quero convidar todos vocês a fazer história".

A passagem desse projeto de lei marca um importante marco para consolidar a Tailândia na posição de ser um dos países mais liberais da Ásia em questões lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros, com abertura e atitudes progressistas, coexistindo na sociedade ao lado do meio tradicional, de valores budistas conservadores.

A Tailândia é um país muito atrativo para casais do mesmo sexo, com uma cena social LGBTQIAP+ vibrante e visível para moradores e expatriados, e campanhas que são direcionadas para atrair viajantes.

Compartilhe  

últimas notícias