Diário de São Paulo
Siga-nos
NASA

Novo recorde mundial é atingido por astronauta

O astronauta russo Oleg Kononenko atingiu a marca de maior tempo já registrado de um humano no espaço

Novo recorde mundial é atingido por astronauta - Imagem: Reprodução Pexels
Novo recorde mundial é atingido por astronauta - Imagem: Reprodução Pexels

Milleny Ferreira Publicado em 07/02/2024, às 11h04


Neste último domingo (4) foi registrado um novo recorde mundial pelo Oleg Kononenko, um astronautarusso que registrou o maior tempo de um humano no espaço.

Ao todo foram 878 dias em órbita, recorde que superou apenas a marca de seu compatriota Gennady Padalka. O novo recorde foi atingido por volta das 5h30 da manhã (pelo horário de Brasília), de acordo com a agência estatal Roscosmos.

E ainda estima-se que Kononenko consiga o alcance e atinja um total de 1.000 dias no espaço em 5 de junho e no final de setembro terá registrado 1.110 dias.

Eu voo para o espaço para fazer o que mais gosto, não para bater recordes(...) Estou orgulhoso de todas as minhas conquistas, mas estou mais orgulhoso de que o recorde da duração total da permanência humana no espaço ainda seja detido por um astronauta russo”, relatou Kononenko por meio de uma entrevista na Estação Espacial Internacional (ISS), onde ele está orbitando a cerca de 423 km da Terra.

Kononenko, atualmente com 59 anos, sempre sonhou em poder ir ao espaço, até então quando já mais velho, decidiu se matricular em um instituto de engenharia, antes de passar pelo treinamento de astronauta.

Sua primeira experiência em estar fora da Terra foi em 2008, enquanto sua atual viagem para a Estação Espacial Internacional (ISS) foi lançada no ano passado em uma Soyuz MS-24, de acordo com as informações que foram apuradas pela CNN Brasil.

 A ISS é um dos poucos e últimos projetos internacionais em que  podemos contar com a aliança entre os Estados Unidos e a Rússia em cooperação. Tendo em vista que a relação entre as duas está rompida desde que houve a invasão da Ucrânia pela Rússia, que resultou em Washington enviando armas para Kiev e impondo sucessivas rondas de sanções a Moscovo.

Compartilhe  

últimas notícias