Diário de São Paulo
Siga-nos
NASA

Astronauta quebra recorde e retorna à Terra após passar 371 dias no espaço

A missão durou bastante tempo no espaço

Após missão de longa duração no espaço, astronauta volta à Terra quebrando recorde - Imagem: Reprodução Pexels
Após missão de longa duração no espaço, astronauta volta à Terra quebrando recorde - Imagem: Reprodução Pexels

Milleny Ferreira Publicado em 28/09/2023, às 11h03


O astronauta Frank Rubio finalmente retornou à Terra após mais de 1 ano em missão no espaço, missão essa que o fez quebrar o recorde que anteriormente foi detido por Mark Vande Hei com 355 dias em órbita, Rubio passou 371 dias em missão de longa duração.

Rubio, juntamente com seus dois colegas russos Sergey Prokopyev e Dmitri Petelin, cosmonautas, pousaram em segurança no Cazaquistão, a bordo da cápsula russa às 08h17 pelo horário de Brasília nesta quarta-feira (27).

Eles deviam ter passado apenas seis meses na Estação Espacial Internacional mas, foram surpreendidos por um vazamento na cápsula de um líquido refrigerante que os obrigou a estender essa viagem por mais seis meses, registrando os 371 dias em órbita.

Ao todo, Rubio e seus companheiros viajaram 253,3 milhões de quilômetros e completaram 5.963 órbitas da Terra, de acordo com a Nasa.

O administrador da Nasa, Bill Nelson, quer usar esse novo recorde muito importante para estudos e entender melhor as missões de longa duração.

Os nossos astronautas fazem sacrifícios extraordinários ao ficarem longe das suas casas e dos seus entes queridos para o bem da exploração. A NASA está imensamente grata pelo serviço dedicado do Frank à nossa nação e às contribuições científicas inestimáveis que fez na Estação Espacial Internacional. Ele incorpora o espírito de um verdadeiro pioneiro que abrirá caminho para a futura exploração da Lua, de Marte e mais além”, disse Bil Nelson, segundo Tech ao minuto.

Para entrevista, à CNN, Frank Rubio declarou que se soubesse que tudo iria sair do planejado, não teria aceitado a missão e nem teria começado a treinar. "E isso é apenas por causa de coisas de família que aconteceram no ano passado", disse ele. "E se eu soubesse que teria que perder esses eventos muito importantes, eu simplesmente teria que dizer 'obrigado, mas não, obrigado"'.

Compartilhe  

últimas notícias