Diário de São Paulo
Siga-nos
Nova York

Nova York: cai obrigatoriedade de máscaras em transportes

A partir de hoje, elas serão opcionais, diz governadora

Nova York: cai obrigatoriedade de máscaras em transportes - Imagem: reprodução grupo bom dia
Nova York: cai obrigatoriedade de máscaras em transportes - Imagem: reprodução grupo bom dia

Agência Brasil Publicado em 08/09/2022, às 15h10


O estado de Nova York suspendeu medida, adotada há 28 meses contra apandemia de covid-19, que exigia máscaras em trens, ônibus e outros meios de transporte público, bem como em aeroportos e veículos compartilhados. A informação é da governadora Kathy Hochul. 

"A partir de hoje, as máscaras serão opcionais", disse Hochul em entrevista, citando orientações recentes do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (EUA). "Temos que restaurar alguma normalidade em nossas vidas. Máscaras são incentivadas, mas opcionais."

Segundo Hochul, o requisito de máscara também está sendo suspenso para táxis e veículos compartilhados, aeroportos, abrigos para sem-teto, presídios e centros de detenção.

Nova York adotou a medida pela primeira vez em abril de 2020, quando a covid-19 estava causando alvoroço na cidade. 

"Sempre foi um lembrete visível de que algo não é normal aqui, e estava lá pelo motivo certo. Protegeu a saúde e agora estamos em lugar muito diferente", disse Hochul.

A Autoridade Metropolitana de Transportes (MTA) atualizou os sinais eletrônicos nos metrôs e nas estações, para que o uso de máscaras claras agora seja opcional.

"Tornou-se cada vez mais difícil justificar e aplicar uma exigência de máscara, já que grande parte da cidade e tantos outros lugares estavam se abrindo", afirmou o presidente executivo da MTA, Janno Lieber.

Em abril, o governo norte-americano decidiu não aplicar mais a obrigatoriedade de uso de máscaras nos transportes públicos, depois que um juiz federal da Flórida decidiu que a norma era ilegal. Nova York se recusou a adotar a política de Joe Biden em abril.

Hochul disse que as máscaras ainda serão necessárias em alguns lugares, como locais de atendimento a adultos e outras instalações médicas.

Compartilhe  

últimas notícias