Diário de São Paulo
Siga-nos
SITUAÇÃO DELICADA

Na visão dos EUA, Brasil “papagueia propaganda russa e chinesa”

De acordo com John Kirby, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Lula estava propagando a mensagem russa e chinesa sem levar em consideração os fatos

Casa Branca. - Imagem: Divulgação
Casa Branca. - Imagem: Divulgação

Marina Roveda Publicado em 18/04/2023, às 08h49


A Casa Branca criticou duramente o Brasilna segunda-feira (17) depois que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante sua visita à China, afirmou que os Estados Unidos estavam encorajando a guerra na Ucrânia. O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, John Kirby, declarou que "o Brasil está papagueando a propaganda russa e chinesa sem observar os fatos em absoluto". Kirby ainda considerou "profundamente problemática" a fala de Lula sobre os EUA e a Europa prolongarem a guerra.

Em resposta, Kirby afirmou que os Estados Unidos não têm "nenhuma objeção a qualquer país que queira tentar pôr fim à guerra". Ele ainda acrescentou que a guerra poderia acabar imediatamente se o presidente russo Vladimir Putin parasse de atacar a Ucrânia e retirasse suas tropas.

Lula também defendeu a criação de um "G20 pela paz" e acusou tanto a Rússia quanto a Ucrânia de não tomarem a iniciativa para alcançar a paz. Ele ainda afirmou que os EUAe a Europa estão dando contribuições para a continuidade do conflito. Kirby, em resposta, afirmou que a Ucrânia é vítima de uma agressão ilegal por parte da Rússia e que a União Europeia, os EUA e outros parceiros estão ajudando o país em sua legítima defesa.

Compartilhe  

últimas notícias