Diário de São Paulo
Siga-nos
Marco histórico

Mundo atinge marca de 8 bilhões de pessoas

Relatório da ONU mostrou aumento da expectativa de vida média nos últimos anos

Mundo atinge marca de 8 bilhões de pessoas - Imagem: reprodução Pixaby
Mundo atinge marca de 8 bilhões de pessoas - Imagem: reprodução Pixaby

Vitória Tedeschi Publicado em 15/11/2022, às 09h37


Hoje, terça-feira (15), o mundo atingiu a marca de oito bilhões de habitantes. A população mundial levou 11 anos para avançar de sete bilhões para o nível atual, enquanto a expansão de 1 bilhão para 2 bilhões de habitantes levou 128 anos (de 1800 para 1928) para ocorrer.

De acordo com o relatório World Population Prospects 2022, da Organização das Nações Unidas (ONU), o mundo chega ao patamar com uma tendência de diminuição no ritmo de crescimento e expansão das populações idosas de diferentes nações.

"Vai chegar no crescimento zero em 2086 e, a partir de 2087, a população mundial começa a cair. É claro que tem países que a população já está diminuindo e tem países que a população cresce muito, como a Nigéria, por exemplo, que a previsão é de que passe os Estados Unidos e se torne a terceira maior população do mundo", afirma o documento. 

Na pesquisa, o aumento populacional foi atribuido aos avanços científicos e à melhoria na alimentação, saúde pública e saneamento da população. Ressaltou, porém, os riscos da desigualdade e apontou que o planeta tem "um número recorde de pessoas à procura de oportunidades".

A expectativa de vida no mundo atingiu 72,8 anos em 2019, o que representa um aumento de quase nove anos desde 1990. Ainda que tenha caído para 71,0 anos em 2021, como reflexo da pandemia, a projeção é de que a longevidade média global chegue a 77,2 anos em 2050.

Além disso, pelas projeções da ONU, mais da metade do crescimento da população global até 2050 — quando deve chegar a 9,7 bilhões — virá de apenas oito países: República Democrática do Congo, Egito, Etiópia, Índia, Nigéria, Paquistão, Filipinas e Tanzânia. Ao mesmo tempo, 61 países ou regiões devem ter um decréscimo de 1% ou mais de sua população entre 2022 e 20150.

Vale lembrar que, segundo dados do Departamento do Censo dos Estados Unidos, atualizado em julho de 2022, a China é o país mais populoso do mundo, com 1,4 bilhão de habitantes. Ele é seguido pela Índia, com 1,3 bilhão.

Juntos, os dois países asiáticos têm mais de 25% da população mundial. O Brasil, com 217 milhões de habitantes, fica no sétimo lugar da lista, sendo o país mais populoso da América Latina.

Compartilhe  

últimas notícias