A ex-princesa japonesa Mako Komuro viajou neste domingo (14) para os Estados Unidos ao lado do marido, numa troca dos antigos rituais imperiais pelas luzes de

Redação Publicado em 14/11/2021, às 00h00 - Atualizado às 22h13
A ex-princesa japonesa Mako Komuro viajou neste domingo (14) para os Estados Unidos ao lado do marido, numa troca dos antigos rituais imperiais pelas luzes de Nova York.
Mako e Kei Komuro, ambos com 30 anos, se casaram em outubro, em Tóquio, após anos de boatos e críticas na imprensa razão do relacionamento. Segundo a ex-princesa, a exposição provocou “tristeza e dor”.
O casal vai morar em Nova York, cidade em que Kei Komuro estudou direito e trabalha atualmente. Com a proteção de policiais e seguranças, os dois passaram por quase 100 jornalistas no aeroporto e não responderam a perguntas.

O amor venceu!

Princesa Mako desafia lei japonesa e se casa com plebeu
Mako, sobrinha do imperador Naruhito, perdeu o título real quando se casou com um plebeu devido às leis de sucessão, que permite apenas a presença de homens no trono japonês. Depois de anunciar o noivado em 2017, o casal enfrentou uma série de reportagens da imprensa sobre as supostas dificuldades financeiras da família de Kei.
A realeza japonesa sofre muitas exigências e a Agência da Casa Imperial informou que Mako teve estresse pós-traumático com a atenção da mídia.
“Fiquei assustada, sentindo tristeza e dor quando os boatos viraram histórias sem fundamento”, disse Mako em uma entrevista coletiva após o casamento. Kei declarou que ficou “muito triste por Mako ter enfrentado dificuldades mentais e físicas”.
“Eu amo Mako. Temos apenas uma vida e quero passar com a pessoa que amo”, afirmou ele.
A polêmica sobre o casal e a mudança para os Estados Unidos gerou comparações com outro casal real, o príncipe britânico Harry e Meghan Markle. A imprensa japonesa informou que os Komuro, que se conheceram na Universidade de Tóquio, já têm uma casa para morar em Nova York.
O imperador japonês não tem poder político, mas é uma figura simbolicamente importante.
Com poucos homens na realeza, um debate incipiente começou no Japão sobre as mudanças de regras, com algumas pesquisas que mostram um grande apoio popular à permissão de que as mulheres assumam o posto de chefia de Estado.
Mas qualquer mudança seria lenta, diante da forte oposição dos tradicionalistas.

A ex-princesa do Japão Mako (à esquerda), que deixou a família imperial ao se casar com um plebeu, na área de embarque do Aeroporto Internacional de Tóquio neste domingo (14); ela viajou para Nova York com o marido, Kei Komuro — Foto: Eugene Hoshiko/AP

A ex-pricesa japonesa Mako (à esquerda) e o marido, Kei Komuro, no Aeroporto Internacional de Tóquio antes de embarcar para os Estados Unidos em 14 de novembro de 2021 — Foto: Eugene Hoshiko/AP
.
.
.
G1
Leia também

Dom Rafael perde direitos dinásticos após anunciar casamento

Motorista de Porsche morre após colisão contra mureta na Rodovia dos Imigrantes

Loja de fotografia é destruída por incêndio em Campinas; câmeras registram ação de suspeito

A Fazenda 18 já tem data de estreia; saiba qual

Quase 900 cobras escapam de criadouro durante enchentes no sul da China

Josh Grisetti, estrela de musicais da Broadway, morre aos 44 anos

Moraes suspende visitas de Flávio Bolsonaro ao pai por 90 dias e investiga possível propaganda eleitoral antecipada

Grupo quer Flávio longe de Lucas Bove; deputado é réu e defende "corrupto cristão"

São Paulo tem queda de casos graves ligados à influenza

Dino bloqueia R$ 6,15 milhões de Eduardo Cunha em apuração sobre emendas parlamentares