Lula e o primeiro-ministro canadense, Mark Carney, planejam um encontro bilateral para fortalecer laços e discutir a COP30

Gabriela Thier Publicado em 11/06/2025, às 16h12
Na próxima semana, o presidente Lula embarca para o Canadá, onde marcará presença na Cúpula do G7, um fórum que reúne as sete maiores economias do mundo. O convite para que o Brasil integrasse o evento foi formalizado durante uma ligação nesta quarta-feira (11) pelo primeiro-ministro canadense, Mark Carney. A cúpula está agendada para ocorrer na cidade de Kananaskis no dia 17 de junho.
Durante a conversa, o presidente Lula expressou seu agradecimento e aceitou a participação, destacando a contribuição significativa que o Brasil pode trazer para os tópicos que serão discutidos, como segurança energética, minerais críticos, financiamento, inovação tecnológica e inteligência artificial. Essas informações foram divulgadas pela assessoria da Presidência em um comunicado oficial.
O Brasil participará de uma sessão ampliada do encontro, que contará com a presença de outros países convidados, entre eles África do Sul, Austrália, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Índia e México. A cúpula principal será composta pelos países membros: Estados Unidos, Itália, França, Reino Unido, Japão, Canadá e Alemanha.
Além disso, está previsto um encontro bilateral entre os presidentes brasileiro e canadense durante a cúpula. Em reciprocidade ao convite recebido, Lula estendeu um convite a Carney para participar da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em Belém (PA) em novembro. O presidente brasileiro ressaltou a experiência do primeiro-ministro canadense em questões de financiamento climático. A nota também informou que Carney elogiou a liderança brasileira e confirmou sua presença no evento em Belém.
Os dois líderes abordaram ainda a possibilidade de fortalecer as relações bilaterais, sublinhando a convergência entre Brasil e Canadá na promoção da democracia, do multilateralismo e do livre comércio.
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

O lugar a que pertencemos

O fim da Ordem Mundial: 2026 e o retorno do "cada um por si"

Desabamento de sobrado deixa uma pessoa morta e duas feridas no Cangaíba, Zona Leste de São Paulo

MP solicita contratos de Neymar e Virginia com Blaze em investigação sobre publicidade de apostas

Após fortes chuvas, duas crateras se abrem e engolem carros na região metropolitana de São Paulo

Fã tatua nome de Neymar no rosto e promete nova homenagem caso Brasil conquiste o hexa

Memes por Endrick viram fenômeno mundial e colocam Ancelotti no centro das brincadeiras da Copa

Ex-capitão da Alemanha é acusado de racismo após chamar estilo da Costa do Marfim de "selvagem"

MP solicita contratos de Neymar e Virginia com Blaze em investigação sobre publicidade de apostas