Segundo o governo, mais de 320 mil pessoas foram encaminhadas para campos de socorro temporários
William Oliveira Publicado em 15/09/2024, às 13h14
Neste domingo (15), a junta militar que governa Mianmar indicou que as inundações no país causadas pelo tufão Yagi deixaram pelo menos 113 mortos e mais de 320 mil pessoas deslocadas. O tufão castiga a região há dias, e no total já causou mais de 400 mortes em Mianmar, Laos, Vietnã e Tailândia.
"Em todo o país, 113 pessoas morreram, 64 estão desaparecidas e 14 estão feridas", afimou o porta-voz da junta militar, Zaw Min Tun.
De acordo com Zaw Min Tun, porta-voz da junta militar, até agora 113 pessoas morreram e 64 estão desaparecidas em todo o país. O porta-voz ainda afirmou que mais de 320 mil pessoas foram levadas para campos de socorro temporários.
No último sábado (14), o líder do governo militar, Min Aung Hlaing, pediu auxílio internacional para enfrentar as inundações que assolam o país. O pedido acaba sendo algo incomum em um regime que frequentemente dificultou a entrada de qualquer tipo de ajuda humanitária estrangeira.
No momento, as inundações agravam ainda mais a dificuldade em Mianmar, que enfrenta uma grave crise humanitária, de segurança e política desde o golpe de estado de fevereiro de 2021 contra o governo eleito de Aung San Suu Kyi.
Ajuda voluntária
Ainda neste domingo (15), alguns caminhões com voluntários viajavam de Rangum para o norte do país, em direção às áreas mais afetadas pela inundação, indo de Taungoo, na região de Bago, e ao redor da capital Naypyidaw. A informação foi confirmada por jornalistas da AFP no local.
Segundo fontes, os veículos estavam carregados com diversos suprimentos, como água mineral, roupas e alimentos secos. Alguns inclusive tinham botes amarrados aos tetos.
Leia também
Casal que torturava seus filhos dão detalhes de como faziam as atrocidades
Provas do concurso dos Correios já têm data marcada e detalhes importantes revelados
Anvisa recebe pedido de uso emergencial de medicamento contra covid-19
Aprígio dispara na liderança e se consolida como favorito em Taboão da Serra
Chris Brown adiciona show extra após esgotar ingressos em São Paulo em 1 hora
Kim Jong-un ameaça a Coreia do Sul com ataques nucleares, caso seja provocado
Evo Morales, ex-presidente boliviano, é acusado por estupro de adolescente
Embarcação naufraga em lago no Congo e resulta na morte de 78 pessoas
Fãs se surpreendem ao encontrar Bruno Mars em bar da Vila Madalena
Filha de Cupertino quer prestar depoimento sem a presença do pai