Diário de São Paulo
Siga-nos
EUA

Exército dos EUA afirma ter eliminado quatro chefes do Estado Islâmico no Iraque

Operação ocorreu em 29 de agosto e resultou na morte de 14 agentes membros do grupo terrorista

Exército dos EUA afirma ter eliminado quatro chefes do Estado Islâmico no Iraque - Imagem: Reprodução / BlueSky / @zona-de-conflito.bsky.social
Exército dos EUA afirma ter eliminado quatro chefes do Estado Islâmico no Iraque - Imagem: Reprodução / BlueSky / @zona-de-conflito.bsky.social

William Oliveira Publicado em 14/09/2024, às 08h00


Nesta sexta-feira (13), o Exército dos Estados Unidos anunciou que matou quatro chefes do Estado Islâmico (EI) durante uma operação realizada em 29 de agosto.

De acordo com o Comando Central americano, a operação ocorreu em conjunto com as forças de segurança do Iraque e resultou na morte de 14 agentes membros do grupo terrorista. Dentre os chefes mortos do EI na operação, estava Ahmad Hamid Husayn Abd-al-Jalil al-Ithawi, que era o responsável por todas as operações terroristas do grupo no Iraque.

Os outros chefes mortos foram:

  • Abu Hammam, responsável por supervisionar todas as operações no oeste do Iraque;
  • Abu-‘Ali al-Tunisi, responsável pelo desenvolvimento técnico do EI;
  • Hakir Abud Ahmad al-Issawi, responsável por supervisionar operações militares no oeste do Iraque.

Ainda de acordo com a organização, a operação foi realizada com o intuito de "interromper e enfraquecer a capacidade do grupo de planejar, organizar e realizar ataques contra civis iraquianos, bem como cidadãos dos EUA, aliados e parceiros na região e além".

Compartilhe