Diário de São Paulo
Siga-nos
Novos Membros

Brics planeja expansão com convite para 13 nações integrarem o bloco

Atualmente, o bloco econômico é composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul como membros plenos

Brics planeja expansão com convite para 13 nações integrarem o bloco - Imagem: Reprodução / X / @rtnoticias_br
Brics planeja expansão com convite para 13 nações integrarem o bloco - Imagem: Reprodução / X / @rtnoticias_br

William Oliveira Publicado em 25/10/2024, às 10h26


Na 16ª Cúpula do Brics, realizada em Kazan, na Rússia, foi estabelecida uma lista preliminar de 13 nações que poderão se tornar novos membros associados do bloco econômico. Os países convidados a integrar essa associação incluem Bolívia, Cuba, Nigéria, Turquia, Indonésia, Argélia, Belarus, Malásia, Uzbequistão, Cazaquistão, Tailândia, Vietnã e Uganda.

O encontro, que se encerrou nesta quinta-feira (24), destacou-se pela exclusão da Venezuela da lista de possíveis novos parceiros. O veto à inclusão da Venezuela foi apoiado por diversos membros do bloco, entre eles o Brasil.

O presidente russo, Vladimir Putin, esclareceu que a divulgação oficial dos novos membros ainda não ocorreu porque é necessário verificar o interesse desses países no convite. Atualmente, o Brics é composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul como membros plenos. Recentemente, Irã, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Egito também se juntaram ao grupo.

A Arábia Saudita participou das discussões da cúpula e recebeu um convite para se tornar membro pleno. No entanto, ainda não formalizou sua aceitação.

Durante o evento, foram delineados os critérios para a adesão de novos países na categoria de membros associados. Mais de 30 países demonstraram interesse em participar do Brics. Após a finalização da lista de convidados potenciais, os atuais membros serão consultados antes de qualquer anúncio oficial sobre os novos integrantes.

Compartilhe