Diário de São Paulo
Siga-nos
Meio Ambiente

Incêndios no Pantanal atingem Transpantaneira, principal rota de acesso ao bioma em MT

Isso se deve às altas temperaturas, que ultrapassam os 40°C, e aos ventos intensos que impulsionam o avanço das chamas

Incêndios no Pantanal atingem Transpantaneira, principal rota de acesso ao bioma em MT. - Imagem: reprodução Twitter@ocafezinho
Incêndios no Pantanal atingem Transpantaneira, principal rota de acesso ao bioma em MT. - Imagem: reprodução Twitter@ocafezinho

Lillia Soares Publicado em 16/11/2023, às 16h24


Os incêndios no Pantanal atingiram a rodovia Transpantaneira, que é a principalrota de acesso ao bioma em Mato Grosso. Em 2023, o fogo já consumiu um milhão de hectares do Pantanal, três vezes mais do que o registrado durante todo o ano de 2022.

A propagação do incêndio para a Transpantaneira é motivo de apreensão para proprietários de fazendas e para aqueles que dependem do turismo na região.

As equipes estão criando aceiros, que são faixas de terreno limpo, na tentativa de conter a propagação do incêndio. Conforme informações do portal G1, um total de 256 indivíduos estão envolvidos nos esforços de combate, continuando as operações mesmo durante a noite.

Isso se deve às altas temperaturas, que ultrapassam os 40°C, e aos ventos intensos que impulsionam o avanço das chamas.

Em novembro, o Pantanal enfrenta um aumento recorde nos focos de incêndio, totalizando 3 mil em apenas 15 dias, o que representa um acréscimo de 30% em comparação com o recorde anterior registrado para o mês inteiro.

Desde janeiro até o momento, aproximadamente 7% da extensão do Pantanal já foi consumida pelo fogo, conforme indicado pelo Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da UFRJ.

Compartilhe  

últimas notícias