Marlene Engelhorn, herdeira do império químico alemão Basf anunciou que vai abdicar de 90% de sua herança

João Perossi Publicado em 09/08/2022, às 09h01
Marlene Engelhorn, de 29 anos, herdeira do império químico Basf, anunciou que irá abidicar de 90% da sua herança, e a decisão repercutiu bastante nos noticiários europeus.
Marlene declarou que a decisão de abrir mão de 4,2 bilhões de dólares, o equivalente a 22 bilhões de reais, veio depois de perceber que ela não sabia a origem do dinheiro da família.
A alemã, que apesar do berço de ouro, nunca trabalhou na empresa da família e estuda literatura em Viena, herdou parte da fortuna de sua avó, Traudl Engelhorn-Vechiatto, que morreu 94 anos. Marlene se disse chateada pela perda, e que o dinheiro que ganhou de nada valia para a memória de sua avó.
Engelhorn faz parte de um movimento que apoia a tributação pesada em cima de grandes fortunas, chamado "Millionaires or Humanity" (milionários pela humanidade). Em uma das muitas entrevistas que deu após chamar atenção da mídia, Marlene fez maiores declarações sobre a herança:
"Que vantagem eu teria em ser super rica, Uma riqueza só para mim? Vou acabar ficando sozinha”, declarou. "Não sei a história exata e a origem da fortuna, nem mesmo quanto trabalho deu para acumular. O que posso dizer é que não é meu trabalho".
A empresa alemã Basf, abreviação para Badische Anilin & Soda Fabrik (Fábrica de Anilina e Soda de Baden) possui ligações estreitas com o regime nazista de Hitler. Durante o holocausto, a empresa recebeu fortes incentivos do governo para fabricar Zyklon-B, veneno utilizado nas câmaras de gás, e criar a fábrica de Auschwitz.
Marlene também gravou vídeo criticando bilionários como Elon Musk e Jeff Bezos, dizendo que "os bilionários não deveriam ter o direito de decidir se e como vão contribuir com a sociedade" pois a "justiça social é o maior interesse de todos".
Leia também

Indicado por Orlando Morando à Faculdade de Direito é alvo do Gaeco por corrupção e lavagem de dinheiro

Enfermeira é morta a tiros pelo ex-namorado na Zona Sul de SP

EXPLÍCITO: MC Mirella apela com vídeo de sexo para promover OnlyFans; assista

VÍDEO: Homem tenta estuprar nutricionista dentro de apartamento na Grande São Paulo

SURUBA? Vídeo vazado de sexo entre prefeito e 2 mulheres causa polêmica na web

Caso Henry: Monique Medeiros deixa a prisão, mas não foi absolvida; entenda o que decidiu a Justiça

Neymar fica fora de amistoso da Seleção contra o Egito

Uber anuncia demissões e acelera reestruturação em meio à corrida por IA

Lula ameaça retaliar EUA após nova ofensiva tarifária contra o Brasil

Delação de Vorcaro cita novo contrato de R$ 50 milhões com escritório da esposa de Alexandre de Moraes