Diário de São Paulo
Siga-nos

Guerra pode se espalhar pelo Oriente Médio após pronunciamento do Hezbollah

O temor é que o tom do pronunciamento de Sayyed Hassan Nasrallah possa promover uma escalada nas tensões no Oriente Médio

Sayyed Hassan Nasrallah - Imagem: Divulgação / AL-MANAR
Sayyed Hassan Nasrallah - Imagem: Divulgação / AL-MANAR

Marina Roveda Publicado em 03/11/2023, às 08h51


O discurso aguardado do líder do Hezbollah, Sayyed Hassan Nasrallah, nesta sexta-feira (03), tem gerado preocupações em todo o mundo. O temor é que o tom do pronunciamento possa promover uma escalada nas tensões no Oriente Médio, especialmente no que diz respeito aos conflitos entre o Exército de Israel e o grupo extremista palestino Hamas.

O pronunciamento de Nasrallah é a primeira vez que ele falará publicamente desde o início do conflito entre Israel e o Hamas, em 7 de outubro. Programado para acontecer às 15h, no horário local (10h no horário de Brasília), o discurso é aguardado com grande expectativa, uma vez que o Hezbollah é uma organização militante xiita aliada do Hamas.

A preocupação com o discurso do líder do Hezbollah se estende ao Líbano, onde o país tem um histórico de confrontos armados com Israel. Todas as vezes em que houve conflitos, resultaram em grande destruição, especialmente no sul do Líbano, que sofreu mais com as respostas israelenses.

Além disso, o Líbano abriga um grande número de refugiados palestinos, que também estão acompanhando de perto o desenrolar dos eventos no Oriente Médio. Enquanto alguns libaneses temem uma escalada da violência que afetaria o país, refugiados palestinos veem a oportunidade de resistir e apoiar os palestinos em Gaza.

A situação no Oriente Médio continua complexa, com Israel buscando erradicar o Hamas e outros grupos armados na região, enquanto o Irã patrocina essas organizações e desafia Israel. A expectativa é que Nasrallah faça um pronunciamento desafiador em seu discurso, alertando Israel para reconsiderar a possibilidade de um cessar-fogo.

Compartilhe  

últimas notícias