A infestação do verme marinho em uma praia da Argentina trouxe o assunto à tona

Juliane Moreti Publicado em 20/07/2023, às 18h45
Nesta semana, o 'peixe-pênis' ficou muito mais conhecido por diversas pessoas depois que as fotos de uma infestação do verme marinho em uma praia da Argentina foram parar nas redes sociais.
Com o assunto em alta, também foi confirmado que a espécie, conhecida formalmente como Urechis unicinctus, faz parte da culinária de alguns países asiáticos: Japão, Coreia do Sul e China.
É comum que o peixe-pênis seja servido cru, acompanhado de um molho apimentado a base de vinagre e gochujang ou com óleo de gerfelim e sal, de acordo com informações do portal CNN Brasil.
''Graças à sua capacidade de reter água, é possível que, quando a pessoa morde, o verme 'cospe' um jato de água salgada'', explica um artigo da Lonely Planet -especializada em viagens.
Semelhante ao gosto de amêijoas, um tipo de molusco, sua textura é considerada ''mastigável'' e o sabor puxa mais para neutro, porém, levemente salgado, ambos parecidos ao marisco.
Quando preparado para ser servido, o animal fica cheio de muco por fora, o que pode dificultar sua alimentação com o uso de hashi, por exemplo, comum em países asiáticos.
Além disso, o consumo do 'peixe-pênis' é benéfico para a saúde, conforme uma pesquisa publicada em 2016, ainda de acordo com o portal, que mostra que a presença de peptídeos nesses vermes age contra a disfunção erétil.
Com parentesco de nematoides e artrópodes, seu fomato cilíndrico chama a atenção e sua vivência é em água fria por mais ou menos 25 anos, além do tamanho, que pode chegar até 30 centímetros.


Leia também

Dom Rafael perde direitos dinásticos após anunciar casamento

Frente fria traz garoa e frio intenso para São Paulo nesta semana

Virgínia passa mal, faz teste de gravidez e revela resultado

VÍDEOS polêmicos de MC Pipokinha em site pornô horrorizam internautas

Cratera aberta durante obra da Sabesp interdita três casas em Osasco

Fies: estudantes com parcelas em dia terão mais tempo para quitar financiamento

Cratera aberta durante obra da Sabesp interdita três casas em Osasco

Polícia investiga festa com fuzis em Vigário Geral e suspeita de presença de Peixão

Mulher é encontrada morta em estacionamento de UBS na Zona Sul de São Paulo

Apenas 5% das ações contra políticos no STF terminam em condenação