Diário de São Paulo
Siga-nos
Saque-Aniversário do FGTS

FGTS: como funciona a antecipação do saque-aniversário?

Veja quem pode sacar o dinheiro em setembro

FGTS: como funciona a antecipação do saque-aniversário? - Imagem: reprodução Instagram @caixa
FGTS: como funciona a antecipação do saque-aniversário? - Imagem: reprodução Instagram @caixa

Lillia Soares Publicado em 01/09/2023, às 18h01


Instituído pela Lei 13.932/19, o Saque-Aniversário do FGTS permite ao trabalhador realizar o saque de parte do saldo de sua conta do FGTS, anualmente, no mês de seu aniversário. A adesão ao Saque-Aniversário é opcional, quem não optar pela adesão permanece na sistemática padrão, que é o Saque-Rescisão.

A Caixa já liberou o pagamento do saque-aniversário para os trabalhadores nascidos em setembro, o saque do dinheiro pode ser realizado em até três meses a partir do primeiro dia útil do mês de aniversário. Dessa forma, os nascidos neste mês, podem sacar o dinheiro até o final de novembro.

É Importante saber que a opção por uma sistemática de saque, seja ela o Saque-Aniversário ou o Saque Rescisão, enquanto estiver vigente, alcança todos os contratos de trabalho. Assim, se um novo contrato de trabalho for firmado enquanto o trabalhador estiver na modalidade Saque-Aniversário, ele fica regido por essa modalidade de saque até que o trabalhador solicite a mudança e se cumpra o período de carência.

Da mesma forma, se o trabalhador for demitido na vigência do Saque Aniversário, receberá a multa rescisória e não poderá sacar os saldos residuais, ainda que opte pelo retorno ao Saque-Rescisão e passe o período de carência. (Lei 8.036/90, Art 20-A, §1º).

Para solicitar o saque-aniversário, basta acessar o aplicativo do FGTS para consultar os valores já liberados e solicitar o saque, indicando uma conta de sua titularidade, de qualquer Banco.

O valor estará disponível em conta após 5 dias úteis e o trabalhador poderá ainda fazer upload de documentos, além de acompanhar as etapas entre a solicitação e a liberação dos valores para o saque.

Compartilhe  

últimas notícias