Diário de São Paulo
Siga-nos
Guerra

Explosão destrói barragem na Ucrânia e inunda cidade; Rússia é suspeita

O ataque aconteceu na noite da última terça-feira (06)

Explosão destrói barragem na Ucrânia e inunda cidade; Rússia é suspeita - Imagem: reprodução Twitter
Explosão destrói barragem na Ucrânia e inunda cidade; Rússia é suspeita - Imagem: reprodução Twitter

Manoela Cardozo Publicado em 07/06/2023, às 08h59


Durante a madrugada da última terça-feira (06), um ataque resultou na destruição da barragem de uma usina hidrelétrica na Ucrânia, provocando inundações em Kherson.

Segundo informações do Metrópoles, essa usina está localizada no sul do país, em uma região atualmente disputada e sob controle da Rússia. Os dois países estão se acusando mutuamente pela autoria do ataque.

A explosão resultou em evacuações em larga escala e interrompeu o fornecimento de água e energia elétrica na região e mais de 20 mil pessoas foram retiradas da área e Kiev emitiu um alerta de inundações generalizadas.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, convocou uma reunião de emergência com o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) por causa da gravidade do ataque, já que a destruição da estrutura pode inundar até 80 municípios.

“A destruição da barragem da usina hidrelétrica de Kakhovka apenas confirma para o mundo inteiro que eles devem ser expulsos de todos os cantos do território ucraniano. Nem um único metro deve ser deixado para eles, porque eles usam cada metro para o terror”, escreveu.

O nível da água subiu cinco metros após a explosão, resultando no submersão de ilhas fluviais. O governo ucraniano informou que os moradores da região do Rio Dnipro estão abandonando suas residências.

Compartilhe  

últimas notícias