Cerca de 11 milhões de imigrantes indocumentados vivem nos EUA, segundo o Departamento de Segurança Interna

Gabriela Thier Publicado em 12/03/2025, às 14h52
Na última terça-feira (11), as Forças Armadas dos Estados Unidos anunciaram a mobilização de mais de 600 soldados para a fronteira com o México, um movimento que se insere nas novas diretrizes do governo de Donald Trump no combate à imigração ilegal.
Dentre os militares enviados, aproximadamente 40 serão analistas de informações da Força Aérea, enquanto 590 atuarão como engenheiros do Exército, conforme informações divulgadas pelo Comando Norte-Americano (Northcom).
Com esse reforço, o contingente total de tropas destacadas ou que devem ser destacadas para a região atingirá cerca de 9.600, segundo dados do Northcom.
No seu primeiro dia como presidente, Donald Trump assinou uma ordem executiva que declarou estado de emergência na fronteira sul dos EUA. Durante sua campanha, ele fez declarações contundentes sobre imigrantes, acusando-os de serem responsáveis por criminalidade e prometendo implementar "a maior operação de deportação da história americana".
Conforme estimativas do Departamento de Segurança Interna, cerca de 11 milhões de imigrantes indocumentados estavam vivendo nos Estados Unidos em 2022.
A Patrulha de Fronteiras dos EUA registrou aproximadamente 8,8 milhões de detenções de migrantes irregulares na fronteira com o México durante o mandato do ex-presidente Joe Biden, muitas delas referentes a indivíduos detidos em mais de uma ocasião. O número dessas detenções alcançou um pico no final de 2023 antes de sofrer uma queda significativa ao fim do mandato.
Donald Trump afirmou ter contribuído para essa diminuição ao assumir a presidência, afirmando em sua conta na rede social Truth: "A invasão do nosso país acabou".
Leia também

Dom Rafael perde direitos dinásticos após anunciar casamento

O fim da Ordem Mundial: 2026 e o retorno do "cada um por si"

Quase 900 cobras escapam de criadouro durante enchentes no sul da China

Messi fica fora de treino antes da semifinal da Copa do Mundo

Polícia Civil desmonta esquema com mais de 100 empresas de fachada e prende suspeito em São Paulo

Professor é espancado em estação da Linha 5-Lilás e diz ter sido alvo de homofobia

Espanha supera França, bate recorde de invencibilidade e garante vaga na final da Copa

Flávio Dino cobra explicações do Congresso e amplia investigação sobre emendas parlamentares

Lula sanciona lei que torna obrigatória educação política e cidadania nas escolas

França celebra a Bastilha, mas enfrenta uma batalha pela própria identidade