Diário de São Paulo
Siga-nos
Bolívia

Militar que liderou tentativa golpe na Bolívia tinha histórico de falas anti-democráticas

Ex-presidente boliviano alertou sobre Zúñiga um dia antes da tentativa de golpe

Ex-presidente boliviano alertou sobre Zúñiga um dia antes da tentativa de golpe - Imagem: Reprodução / X / @SputnikInt
Ex-presidente boliviano alertou sobre Zúñiga um dia antes da tentativa de golpe - Imagem: Reprodução / X / @SputnikInt

Gabriela Thier Publicado em 27/06/2024, às 18h05


Responsável por liderar a tropa do exército boliviano que tentou aplicar golpecontra o presidente Luis Arce na tarde da última quarta-feira (26), Juan José Zúñiga, ex-comandante do exército foi preso logo após o golpe fracassado e acusou o presidente de ter planejado o golpe para ganhar popularidade.

Quem é Zúñiga?

Com um histórico de controvérsias desde o início de sua carreira como Comandante Geral do Exército Boliviano em 2022, Zúñiga já havia declarado que o ex-presidente Evo Morales “não poderia mais ser presidente do país” o acusando de “pisotear a constituição”.

Evo já havia identificado o ex-comandante e já havia alertado sobre o militar em uma publicação nas redes sociais na última terça-feira (25): “O tipo de ameaças feitas pelo Comandante Geral do Exército, Juan José Zúñiga, nunca ocorreu em democracia. Se não forem desmentidos pelo Comandante-em-Chefe das Forças Armadas, Ministro da Defesa, Presidente e Capitão General das Forças Armadas, ficará provado que o que estão realmente a organizar é um autogolpe. A nossa democracia está cada vez mais em perigo.”

Compartilhe