Segundo o governador da província de Kivu, Jean Jacques Purisi, 278 pessoas estavam a bordo no momento do incidente

William Oliveira Publicado em 04/10/2024, às 09h34
Nesta quinta-feira (3), uma tragédia abalou o Lago Kivu, na República Democrática do Congo, com o naufrágio de uma embarcação que resultou em pelo menos 78 mortes por afogamento. As informações são da agência Reuters.
O governador da província de Kivu, Jean Jacques Purisi, confirmou que 278 pessoas estavam a bordo no momento do incidente, mas os números exatos permanecem incertos, já que muitos corpos ainda não foram recuperados. Estima-se que o levantamento final dos números poderá levar até três dias.
"Levará pelo menos três dias para obter os números exatos, porque nem todos os corpos foram encontrados ainda", disse o governador.
Segundo relatos, a embarcação estava sobrecarregada e inclinou-se antes de virar em águas consideradas calmas. As testemunhas presentes no local descreveram cenas comoventes enquanto familiares choravam na praia, observando as vítimas serem removidas em sacos fúnebres.
De acordo com as autoridades, até o momento, 58 passageiros sobreviveram à tragédia, enquanto 28 corpos foram oficialmente identificados.
No hospital local, um sobrevivente, Alfani Buroko Byamungu, de 51 anos, relatou os momentos críticos vividos durante o naufrágio.
"Eu vi pessoas afundando, muitos foram para o fundo. Eu vi mulheres e crianças afundando na água, e eu mesmo estava à beira de me afogar, mas Deus me ajudou", contou ele.
Neste momento, as autoridades estão conduzindo uma investigação para determinar as causas do acidente, enquanto famílias aguardam notícias sobre os desaparecidos e buscam entender como uma viagem rotineira terminou em tragédia.
Leia também

Dom Rafael perde direitos dinásticos após anunciar casamento

Loja de fotografia é destruída por incêndio em Campinas; câmeras registram ação de suspeito

Motorista de Porsche morre após colisão contra mureta na Rodovia dos Imigrantes

A Fazenda 18 já tem data de estreia; saiba qual

Quase 900 cobras escapam de criadouro durante enchentes no sul da China

Polícia investiga festa com fuzis em Vigário Geral e suspeita de presença de Peixão

Apenas 5% das ações contra políticos no STF terminam em condenação

CPTM amplia pagamento de bilhetes via Pix para todas as estações do sistema

Josh Grisetti, estrela de musicais da Broadway, morre aos 44 anos

Moraes suspende visitas de Flávio Bolsonaro ao pai por 90 dias e investiga possível propaganda eleitoral antecipada