Diário de São Paulo
Siga-nos
EUA

Demissões em massa nos EUA: o papel de Elon Musk e o cenário fiscal crítico

Mais de mil servidores já foram dispensados, e o Serviço Florestal planeja demitir 3.000

Mais de mil servidores já foram dispensados, e o Serviço Florestal planeja demitir 3.000 - Imagem: Reprodução / X / @ElonMuskOde
Mais de mil servidores já foram dispensados, e o Serviço Florestal planeja demitir 3.000 - Imagem: Reprodução / X / @ElonMuskOde

Gabriela Thier Publicado em 14/02/2025, às 14h47


Recentemente, o governo dos Estados Unidos iniciou um processo de demissões em larga escala dentro de suas agências federais, com a participação proeminente do empresário Elon Musk. Esta ação tem como objetivo primordial a redução da burocracia e a contenção de gastos públicos, em um contexto onde o país enfrenta um déficit fiscal alarmante de 1,8 trilhão de dólares, além de uma dívida pública que já supera os 36 trilhões de dólares.

A agência conhecida como DOGE, estabelecida durante a presidência de Donald Trump, está à frente dessa iniciativa. Até o momento, mais de mil servidores do Departamento de Assuntos de Veteranos foram dispensados, todos ainda em período probatório. A situação é ainda mais crítica para o Serviço Florestal, que planeja a demissão de mais de 3.000 funcionários na próxima semana.

Além dessas agências, outros setores governamentais como Educação, Administração de Pequenos Negócios e Administração de Serviços Gerais também foram notificados sobre as demissões. Dados recentes indicam que aproximadamente 280.000 servidores foram contratados nos últimos dois anos, muitos dos quais ainda estão em estágio probatório, facilitando assim o processo de desligamento. O Departamento de Proteção Financeira ao Consumidor já começou a dispensar temporariamente alguns funcionários, antecipando as consequências das medidas adotadas.

O Departamento de Assuntos de Veteranos prevê uma economia anual significativa com essas demissões, estimando uma redução de cerca de 98 milhões de dólares nos custos operacionais.

Em um movimento adicional para ajustar sua força de trabalho, a Casa Branca lançou um programa que incentiva demissões voluntárias. Até agora, aproximadamente 75.000 trabalhadores optaram por aderir a essa proposta, representando cerca de 3% da totalidade da força laboral civil no governo federal. A expectativa é que a DOGE possa demitir até 2,3 milhões de civis empregados em órgãos públicos nos próximos dias.

Essas ações estão sendo rigorosamente monitoradas, com atualizações regulares sobre o impacto que essas mudanças estão provocando na administração pública dos Estados Unidos.


últimas notícias