Diário de São Paulo
Siga-nos

Combates no Iêmen deixam 65 mortos em 48 horas

Ao menos 65 combatentes morreram em confrontos violentos nas últimas 48 horas entre as forças do governo e rebeldes houthis na província de Marib, no norte

Combates no Iêmen deixam 65 mortos em 48 horas
Combates no Iêmen deixam 65 mortos em 48 horas

Redação Publicado em 02/09/2021, às 00h00 - Atualizado às 12h30


Ao menos 65 combatentes morreram em confrontos violentos nas últimas 48 horas entre as forças do governo e rebeldes houthis na província de Marib, no norte do Iêmen, segundo a agência de notícias France Presse.

Na semana passada, mais de 100 combatentes morreram na mesma província, que é rica em petróleo e é o último reduto do governo no norte do país.

Marib é cenário de confrontos violentos desde fevereiro, quando os rebeldes iniciaram uma ofensiva na região apesar dos apelos de cessar-fogo da ONU e dos Estados Unidos. Eles rejeitaram em março uma proposta de cessar-fogo do governo da Arábia Saudita.

A guerra no Iêmen

O Iêmen é o país mais pobre do mundo árabe e vive a pior crise humanitária do planeta devido à guerra civil.

Ela começou em 2014, quando os rebeldes houthis, apoiados pelo Irã, tomaram a capital Sanaa e expulsaram o governo (que até hoje é reconhecido pela comunidade internacional).

Uma coalizão liderada pelos sauditas e apoiada por países como o Reino Unido tem tentando restaurar o poder, mas é acusada de causar muitas mortes de civis devido a bombardeios.

.

.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias