Diário de São Paulo
Siga-nos
Fake News

Casamentos heterossexuais são ilegais na Finlândia? Descubra a verdade

Saiba se o caso não passa de mais uma fake news

Fake News: Casamentos heterossexuais são legais na Finlândia; a alegação contrária é falsa - Imagem: reprodução Freepik
Fake News: Casamentos heterossexuais são legais na Finlândia; a alegação contrária é falsa - Imagem: reprodução Freepik

Lillia Soares Publicado em 13/09/2023, às 13h58


A afirmação de que o casamento heterossexual é ilegal na Finlândia, como alegado em um post nas redes sociais, é completamente falsa. O post distorce deliberadamente dois casos em julgamento no país para apoiar uma narrativa falsa.

Segundo o UOL, de acordo com a decisão da Corte finlandesa, as acusações nesses casos não estão relacionadas a contestar o casamento heterossexual tradicional, mas sim ao desrespeito às pessoas com base em suas orientações sexuais.

Além disso, a publicação distorce dois casos em julgamento no país para corroborar com a falsa narrativa. "Você defende o casamento tradicional? Na Finlândia, isso já é considerado crime de ódio", diz o texto sobreposto a uma imagem de um homem e uma mulher se casando.

"Defender preceitos cristãos pode render um processo por "discurso de ódio" e "agitação étnica". Você sabia? A pena para isso passa por prisão, censura nas redes sociais e uma multa de dezenas de milhares de euros. Esta é a realidade na Finlândia, país membro da União Europeia. O caso está acontecendo com a legisladora Päivi Räsänen, que usou versículos bíblicos para defender o casamento tradicional entre homens e mulheres nas redes sociais, dizendo que os formatos LGBT (sic) de família são inconciliáveis com as escrituras. Um bispo Luterano chamado Juhana Pohjola, que a citou, está sendo julgado pelo mesmo motivo", diz a legenda.

De acordo com a verificação do UOL Confere, o post é distorcido. A  Corte finlandesa confirmou que as informações compartilhadas nas redes sociais são incorretas. O tribunal afirmou que no país o casamento heterossexual não é tratado como crime de ódio.

Compartilhe  

últimas notícias