Diário de São Paulo
Siga-nos

Vazamento de documento secreto revela pânico na União Europeia em relação ao governo Lula

Um documento oficial e confidencial indica que a UE está preocupada com a posição do Brasil em relação à Guerra da Ucrânia

Luiz Inácio Lula da Silva. - Imagem: Divulgação / Ricardo Stuckert
Luiz Inácio Lula da Silva. - Imagem: Divulgação / Ricardo Stuckert

Marina Roveda Publicado em 25/04/2023, às 08h31


Documento confidencial revela que a União Europeia está preocupada com a posição do Brasilem relação à Guerra da Ucrânia e ao cumprimento de obrigações ambientais. O documento, obtido pela Folha e divulgado pelo site Politico, traça um retrato das relações entre o bloco europeu e quatro países emergentes, incluindo o Brasil.

Apesar de os líderes europeus terem demonstrado alívio com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o retorno do Brasil ao cenário internacional, o documento revela preocupação com as recentes declarações do ex-presidente brasileiro. O texto menciona o interesse da comunidade europeia em relançar a parceria estratégica com o Brasil, mas destaca a preocupação de que o foco de Lula na reindustrialização possa se tornar protecionista. As informações do documento, consideradas não públicas, oferecem um vislumbre do trabalho diplomático nos bastidores e como o Brasil está sendo visto pela Europaneste momento.

Compartilhe  

últimas notícias