Diário de São Paulo
Siga-nos

Bombeiros controlam incêndio que atingiu tanque de combustível no sul do Líbano

Os bombeiros conseguiram conter um incêndio em um tanque de armazenamento de combustível na instalação de petróleo de Zahrani, no sul do Líbano. Ainda não se

Bombeiros controlam incêndio que atingiu tanque de combustível no sul do Líbano
Bombeiros controlam incêndio que atingiu tanque de combustível no sul do Líbano

Redação Publicado em 11/10/2021, às 00h00 - Atualizado às 08h04


Os bombeiros conseguiram conter um incêndio em um tanque de armazenamento de combustível na instalação de petróleo de Zahrani, no sul do Líbano. Ainda não se sabe o que ocasionou as chamas.

O exército libanês chegou a evacuar a região em meio a temores de que o fogo pudesse se espalhar e causar uma explosão, segundo o canal de TV Al Jadeed. O trânsito perto da instalação petrolífera também foi desviado por medida de segurança.

Bombeiros combatem incêndio em tanque de combustível no Líbano — Foto: Ali Hankir/Reuters
Bombeiros combatem incêndio em tanque de combustível no Líbano — Foto: Ali Hankir/Reuters

Uma testemunha disse que o incêndio, que havia lançado uma enorme coluna de fumaça para o céu, parecia ter sido apagado.

“O incêndio foi contido”, disse o ministro da Energia, Walid Fayad em comunicado no Twitter publicado pelo gabinete do primeiro-ministro.

Ele também pediu um relatório sobre a causa do incêndio que atingiu um tanque com combustível pertencente ao exército libanês.

Uma fonte de segurança disse à Reuters que os tanques de armazenamento próximos estavam sendo resfriados para impedir a propagação do incêndio e que estavam desviando o tráfego das instalações em uma área escassamente povoada.

A instalação em Zahrani, cerca de 8 km ao sul da cidade de Sidon, abriga uma das principais usinas de energia do país.

O incêndio é o mais recente desastre a atingir o Líbano, onde a escassez de combustível em meio a uma profunda crise econômica forçou as duas maiores usinas de energia do país, uma em Zahrani e outra em Deir Ammar, a fechar no sábado (9). O desligamento ocasionou um apagão no país.

O ministério da energia disse no domingo (10) que a energia foi restaurada após o exército libanês fornecer cerca de 6.000 quilolitros de óleo de gás para as duas usinas.

País em crise

O Líbano passa por grave crise econômica e caos político, que se agravaram com a explosão no porto de Beirute há um ano. Em setembro, o país finalmente conseguiu chegar à formação de um novo governo, com a nomeação de Najib Mikati para o cargo de primeiro-ministro.

Os libaneses têm dependido cada vez mais de geradores privados para obter energia, com contas caras de óleo combustível, já que a empresa estatal de eletricidade fornece apenas algumas horas de serviço por dia para os cidadãos.

.
.
.
.
G1
Compartilhe  

últimas notícias