Diário de São Paulo
Siga-nos
RÚSSIA

Após ser reeleito, Putin agradece eleitores e afirma que vitória permitirá sociedade russa mais forte

Com a vitória, Putin deve garantir seu quinto mandato no poder

Com a vitória, Putin deve garantir seu quinto mandato no poder - Imagem: Reprodução/Instagram @vladimir.putin_offical
Com a vitória, Putin deve garantir seu quinto mandato no poder - Imagem: Reprodução/Instagram @vladimir.putin_offical

Ana Rodrigues Publicado em 18/03/2024, às 08h40


Neste domingo (17), o presidente russo, Vladimir Putin agradeceu ao eleitores russos que compareceram para votar, dizendo que o resultado da eleição presidencial permitiria que a sociedade russa se consolidasse e se tornasse mais forte.

De acordo com a CNN, Putin discursou em sua sede eleitoral na noite de domingo, após os primeiros resultados indicarem que ele seria reeleito em uma votação recorde na era pós-União Soviética.

Putin chegou ao poder em 1999 e estenderá seu período à frente da nação Russa por mais seis anos. A posse acontecerá em maio.

As últimas urnas foram fechadas às 15h (horário de Brasília), no enclave ocidental de Kaliningrado, nas costa do Báltico. A votação começou na sexta-feira (15) e durou três dias. Putin enfrentou candidatos selecionados pelo Kremlin.

Mais de oito milhões de pessoas votaram de forma online, segundo uma autoridade eleitoral russa. Esse foi o primeiro ano que essa modalidade de voto está disponível na Rússia.

Muitos países levantaram suspeita sobre o processo eleitoral russo. Após a divulgação dos primeiros resultados, os Estados Unidos disseram que o pleito não era livre e justo.

Durante seu discurso, Putin disse que sua prioridade da Rússia deve ser resolver as tarefas associadas ao que ele chama de "operação militar especial" na Ucrânia e tornar o Exército ainda mais forte.

Ele ainda ressaltou que fará tudo que for possível para resolver essas tarefas e os objetivos que ele e sua administração consideram prioritários.

O chefe de Estado ainda afirmou que as Forças Armadas da Rússia avançam na Ucrânia todos os dias e que suas tropas detinham a iniciativa no campo de batalha.

Compartilhe  

últimas notícias