Diário de São Paulo
Siga-nos
Califórnia - EUA

Biden chama Putin de "filho da p*** louco" e recebe resposta cômica do Kremlin

Insulto aconteceu durante um evento de arrecadação de fundos na Califórnia

Vladimir Putin e Joe Biden. - Imagem: Reprodução | YouTube
Vladimir Putin e Joe Biden. - Imagem: Reprodução | YouTube

Marina Milani Publicado em 23/02/2024, às 08h34


Durante um evento de arrecadação de fundos na Califórnia, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, causou polêmica ao se referir ao presidente russo, Vladimir Putin, como um "filho da p*** louco". O comentário, feito em inglês utilizando a expressão "SOB" (abreviação de "son of a bitch"), gerou reações imediatas tanto nos Estados Unidos quanto na Rússia.

Biden enfatizou sua preocupação com o risco de conflito nuclear, mas ressaltou que, na sua visão, a ameaça existencial para a humanidade é o clima. O comentário direto e carregado de emoção foi proferido diante de um pequeno grupo de jornalistas, durante o evento em San Francisco.

O Kremlin, em resposta, acusou Biden de tentar agir como um "cowboy de Hollywood" e afirmou que o comentário não apenas "rebaixa" o presidente russo, mas também os Estados Unidos. Esta não é a primeira vez que Biden faz declarações polêmicas sobre Putin, tendo-o chamado anteriormente de "carniceiro" e "criminoso de guerra", especialmente após a invasão da Ucrânia em 2022.

A controvérsia ocorre em um momento delicado nas relações entre os dois países, com os Estados Unidos se preparando para anunciar na sexta-feira (23) um novo pacote de sanções contra a Rússia em resposta à morte na prisão do líder opositor Alexei Navalny. Este episódio também relembra um incidente anterior em janeiro de 2022, quando Biden foi ouvido chamando um jornalista da Fox News de "filho da p***" em um momento em que pensava que o microfone estava desligado.

Compartilhe  

últimas notícias