Diário de São Paulo
Siga-nos
Hollywood

Após 148 dias, greve dos roteiristas chega ao fim

Roteiristas e estúdios entram em acordo para finalizar a greve

Roteiristas e estúdios entram em acordo para finalizar a greve - Imagem: reprodução Twitter
Roteiristas e estúdios entram em acordo para finalizar a greve - Imagem: reprodução Twitter

Milleny Ferreira Publicado em 27/09/2023, às 10h09


O acordo feito entre a AMPTP (Aliança de Produtores de Cinema e Televisão), e a WGA (sindicato dos roteiristas), foi aceito por unanimidade pelos representantes dos estúdios nesta terça-feira (26) encerrando a greve dos roteiristas.

Os trabalhadores da área já estão liberados para voltar as suas atividades a partir desta quarta-feira (27), mesmo sem a votação para ratificação do contrato, que acontecerá entre 2 e 9 de outubro.

Podemos dizer, com grande orgulho, que este acordo é excepcional com ganhos significativos e proteções para roteiristas em todos os setores de nossa filiação", afirmou o WGA em um e-mail a seus membros, segundo a revista Variety, no dia.

A paralisação iniciada no mês de maio, foi eleita a segunda maior da história americana, foi apoiada pela SAG (Sindicato dos Atores), que se uniu a eles nessa greve. O SAG afirma que continua em greve até que suas próprias negociações com a AMPTP, mas parabeniza os parceiros pela conquista, segundo o portal G1.

Enquanto ficamos ansiosos para conferir o acordo provisório do WGA e da AMPTP, continuamos comprometidos em atingir os termos necessários para nossos membros. 

Será feita mais uma reunião com os representantes para mais uma rodada de negociações para resolver esse problema também.

As exigências propostas por ambos os sindicatos (atores e roteiristas) incluia melhores condições de trabalho, pagamento justo após a revolução de streaming, e a regulamentação do uso de inteligência artificial (IA),para que os estúdios não usem o novo recurso para criar roteiros a partir de trabalhos anteriores, ou que os roteiristas tenham que trabalhar a partir de rascunhos criados pela própria tecnologia.

Compartilhe  

últimas notícias