Diário de São Paulo
Siga-nos
Virada no tempo?

Alerta! Ciclone extratropical está chegando ao Brasil

Ele deve chegar no próximo sábado (08)

Alerta! Ciclone extratropical está chegando ao Brasil - Imagem: reprodução Canva
Alerta! Ciclone extratropical está chegando ao Brasil - Imagem: reprodução Canva

Vitória Tedeschi Publicado em 06/07/2023, às 11h36


Uma ciclone extratropical está chegando à região Sul do Brasil, é esperado que ele seja sentido no próximo sábado (08) no litoral da Região Sul, perto do Rio Grande do Sul de Santa Catarina.

De acordo com o Instituto Climatempo, este ciclone não deve ser tão forte como o último, que aconteceu em meados de junho e deixou 16 mortos e mais de 60 municípios gaúchos em emergência por chuvas extremas, cheias e danos provocados pelo vento.

Mesmo assim, entre os dias 7 e 8 de julho a passagem de uma frente fria e posteriormente a formação deste ciclone extratropical poderão causar grandes volumes de chuva, de 100 mm a 150 mm, na região da Grande Porto Alegre, na Serra Gaúcha e Litoral Norte do Rio Grande do Sul e também em áreas do Sul e do Leste de Santa Catarina, incluindo a serra e catarinense e a Grande Florianópolis.

Ainda há muitas incertezas em relação à posição e intensidade deste ciclone e também sobre o volume de chuva que poderá causar.

De qualquer forma, a população do leste/nordeste do Rio Grande do Sul e do sul e do leste de Santa Catarina deve estar preparada para terminar a semana com várias horas de chuva forte", informou o Instituto Meteorológico.

Vale citar que, chover 100 a 150 mm significa que em 48h serão registrados pelo menos 50% da média de chuva normal para julho nestas áreas. Segundo o Inmet, as médias climatológicas de precipitação considerando o período de 1991 a 2020 são: Porto Alegre: 163,5 mm; Torres: 121,8 mm; Bom Jesus: 128,4 mm; Caxias do Sul: 184,3 mm; Florianópolis; 100,8 mm e São Joaquim: 166,5 mm.

Compartilhe  

últimas notícias